Cidade administrada por petista é reconhecida em audiência na Câmara como exemplo no combate à Covid

Especialistas em Saúde Pública confirmaram nesta terça-feira (13) a efetividade das ações desenvolvidas pelo prefeito petista de Araraquara, Edinho Silva, no combate à pandemia da Covid-19 no município, como a adoção do lockdown que resultou na derrubada vertiginosa no número de casos, de internados e de mortes pelo vírus. Durante a audiência pública da Comissão Externa da Câmara que Acompanha o Enfrentamento à Pandemia – de iniciativa do deputado Alexandre Padilha (PT-SP)– Edinho Silva destacou que, enquanto não houver vacinação em massa, o Brasil precisa de união para adotar medidas duras de distanciamento social.

O prefeito de Araraquara se tornou exemplo nacional no combate à Covid-19, após adotar um lockdown rigoroso de 10 dias na cidade, logo após o comitê de monitoramento do município detectar a circulação da variante P1 do coronavírus, a mesma que causou o colapso do sistema de saúde em Manaus. Edinho Silva explicou que, nos primeiros seis dias, praticamente todas as atividades no município foram paralisadas – até mesmo o transporte público – somente funcionando os serviços de saúde e as farmácias.

Como resultado, a cidade que chegou a experimentar uma rápida lotação dos hospitais e aumento repentino no número de mortes, hoje já tem leitos disponíveis e na semana passada ficou 4 dias sem nenhum registro de óbito pela Covid. O prefeito de Araraquara disse que é falsa a dicotomia entre salvar vidas e manter a economia funcionando. Segundo ele, não existe recuperação econômica sem o enfrentamento à pandemia.

“Lockdown é uma medida dura, e nenhum governante a toma de forma prazeirosa, mas se não temos vacinação em massa, só temos uma forma de frear o contágio: isolarmos uma pessoa contaminada de outra não contaminada. O Brasil precisa se unir nas medidas de isolamento social, e em políticas de socorro, como auxílio emergência, que atualmente ainda é insuficiente e que vai precisar que os estados e municípios complementem, mas também de linhas de crédito que possam auxiliar micro, pequenos e médios empresários a enfrentar as medidas de isolamento social”, observou Edinho Silva.

Para a professora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP) Esther Sabino o surgimento de variantes do coronavírus com maior poder de contágio – caso da P1 e de outras em circulação no País – exige a adoção de medidas mais rígidas de distanciamento social.

“O vírus expande as suas mutações quanto maior for a capacidade de transmissão. Portanto, com essa maior transmissibilidade mais variantes podem surgir, e talvez, alguma que até exija modificações nas atuais vacinas. Enquanto não temos vacinação em massa, temos que quebrar essa cadeia de transmissão. Essa é uma guerra difícil, onde as poucas armas que temos para usar são as testagens, identificação e monitoramento dos contaminados, uso de máscaras e o distanciamento social, chegando até ao lockdown. Tudo isso de forma conjunta”, alertou.

O biólogo, microbiologista e pesquisador em epidemiologia genômica da Yale University (EUA), Anderson Brito, alertou que as novas variantes em circulação no Brasil – a P1 (brasileira), a B.1.1.7 (britânica) e a B.1351 (África do Sul) – têm alto poder de transmissão, “que leva a mais pessoas contaminadas e a mais mortes”.

Os representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) também elogiaram a atitude do prefeito petista. O assessor técnico do Conasems Alessandro Aldrin parabenizou Edinho Silva “pela coragem em adotar o lockdown”. Já o assessor técnico do Conass Fernando Avendanho também parabenizou Edinho Silva, e destacou que é preciso união do governo federal, estados e municípios para adotar ações semelhantes em todo o País.

Araraquara: exemplo de combate à Covid

Autor do requerimento que viabilizou a reunião, o deputado Alexandre Padilha lembrou que essa não foi a única ação do prefeito Edinho Silva no combate ao vírus. Entre outras ações, o prefeito de Araraquara criou comitês de monitoramento da Covid no município que acompanhou e isolou os infectados, expandiu o atendimento nas unidades de saúde, implantou bloqueio sanitário nas entradas da cidade e mapeou a incidência de casos no município.

O resultado foi que, em 2020, Araraquara apresentou o menor índice de letalidade por Covid entre as cidades com mais de 100 mil habitantes de São Paulo, e a terceira do Brasil.

“Tenho acompanhado a luta, a ousadia e a perseverança do prefeito Edinho Silva ao mobilizar toda a cidade no combate à Covid. Se todos os líderes tivessem adotado essas atitudes, não teríamos a média de mortes que temos no Brasil atualmente. Infelizmente vivemos no País uma tempestade perfeita em favor da morte: incentivo às aglomerações e o não uso de máscara. O prefeito Edinho teve que enfrentar o negacionismo de pessoas que queriam colocar o lucro acima da vida, em uma visão errada de que a retomada da economia pode acontecer sem o combate efetivo à pandemia”, disse o parlamentar.

Também participaram da audiência pública a assessora técnica do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde Walquíria Almeida; o professor e pesquisador do Laboratório de Microscopia Eletrônica e Virologia do Departamento de Biologia Celular da UnB, Bergmann Ribeiro; e o representante do Conselho Nacional de Saúde, Arthur de Souza.

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100