O deputado Chico D’Angelo (PT-RJ) ocupou a Tribuna nesta terça-feira (3) para manifestar solidariedade ao ex-ministro Gilberto Carvalho e para denunciar a ação orquestrada de boa parte da grande mídia para atacar o ex-presidente Lula e minar sua credibilidade. “Quero me somar às centenas de pessoas que, nos últimos dias se solidarizaram com o ex-ministro Gilberto Carvalho. Essa onda que a oposição vem propagandeando, esse furor udenista que está posto no País vem, na verdade, atacando pessoas do bem”, afirmou o petista.
Na opinião do parlamentar petista, o objetivo da oposição é atingir o presidente Lula. “Na verdade, o que se quer é atingir o presidente Lula; atingindo o Gilberto Carvalho, que era uma pessoa diretamente ligada a ele, ex-ministro do presidente Lula. O alvo é o Presidente Lula, que é, na verdade, a maior liderança popular das últimas décadas no Brasil”, disse.
Para Chico D’Angelo, a tentativa “frustrada” da oposição é ofuscar os avanços sociais implementados pelos governos Lula e Dilma. “O que querem é apagar os benefícios que a população mais pobre, nesses últimos anos, usufruiu com o Bolsa Família, com o Minha Casa, Minha Vida, com as centenas de escolas técnicas federais — atualmente se chamam Institutos Federais de Educação —, com as milhares de pessoas que, hoje, moram no Minha Casa, Minha Vida pelo Brasil afora, com as políticas de cotas. Esses benefícios incomodam a oposição. E não adianta, as pesquisas mostram que, com toda essa pancadaria, o presidente Lula é respeitado no Brasil e fora do País”.
“Lideranças do perfil dele, por mais que a oposição tente — o Lacerda tentou fazer isso com Juscelino Kubitschek, com Getúlio —, não dá certo. Daqui a 50 anos, 100 anos, o presidente Lula continuará sendo uma liderança popular respeitada no Brasil e no mundo por essas coisas concretas que fez”, enfatizou o parlamentar do PT.
De acordo com Chico D’Angelo, o depoimento de Leonardo Boff “sintetiza muito bem” quem é Gilberto Carvalho. “Diz o depoimento de Leonardo Boff, que foi para todas as redes sociais: Conheço Gilberto Carvalho do tempo dos estudos de teologia, da pastoral operária, indo morar numa perigosa favela de Curitiba como forma de solidariedade. Viveu sempre uma vida pobre e vive hoje modestamente, saindo apenas há pouco tempo do aluguel. Eu me solidarizo com ele em sua dor pela calúnia que lhe foi imposta a ele e sua família. Saberá suportar as mentiras e falsificações forjadas”.
Propostas – Chico D’Angelo defendeu ainda uma pauta positiva com propostas concretas para buscar saídas para a crise econômica. “O nosso papel deveria ser propor transformações na saúde, na educação e garantir governabilidade. A oposição vem estimulando a intolerância e o preconceito entre os brasileiros. Meu pedido a cada parlamentar e para que pautemos propostas concretas para tirar o País da crise econômica”, ressaltou o petista.
Gizele Benitz
Foto: Salu Parente/PT na Câmara