Chico D’Angelo defende mais recursos para a saúde e lamenta “quanto pior, melhor”, da oposição

ChicoDangelo salu

O deputado Chico D’Angelo (PT-RJ) discursou nesta terça-feira (20) sobre a questão da saúde pública no Brasil e o cenário político atual . Sobre a saúde, citou os 27 anos da implantação do Sistema Único de Saúde — SUS, comemorados hoje . Ele destacou a importância de se equacionar o principal problema do SUS, que é a de seu financiamento, defendendo a volta da cobrança da CPMF para suprir esta demanda. Sobre a cena política, lamentou que a oposição, outrora enfática na defesa da organização financeira do País, passou a apoiar a “lógica do quanto pior, melhor”.

“ O SUS hoje, para quem não sabe, é responsável pelo maior sistema público de transplantes no mundo. Tem no seu sistema de vacinas a maior cobertura, comparada também com todos os outros países. O SUS tem hoje, com o Programa Saúde na Família, avanços concretos na prevenção do diabetes, hipertensão e em várias outras áreas. Mas esse sistema vem enfrentado grandes gargalos na questão da gestão; na questão da relação público-privada; e também problema no financiamento, que é, na verdade, o grande nó desde a sua origem”, disse . “Para se ter um sistema de saúde com essa leitura, a necessidade de recurso é muito grande. E cada vez mais com o avanço tecnológico da medicina sabemos que se precisa ter mais recursos”.

Na avaliação do parlamentar, atribuir o problema da saúde pública no País única e exclusivamente à questão da gestão é um grande equívoco. “Aliás, dos mais de 5,5 mil gestores destes municípios do Brasil e das secretarias de Estado, uma parcela considerável deles, são bons gestores e conhecem o sistema. A questão objetiva é a questão do financiamento”, enfatizou. “É muito importante que implantemos novamente a CPMF com uma lógica até mais qualificada: compartilhada com os municípios e com os estados, garantindo que esses recursos sejam distribuídos exclusivamente para a saúde desses entes federados”.

Crise – Na questão do ajuste fiscal, considerou Chico D’Angelo em seu discurso, a oposição, que sempre foi bastante enfática na defesa da organização financeira, passou a votar e a propor pautas que inviabilizariam o Brasil.” É a lógica do quanto pior, melhor, do Presidente Eduardo Cunha, de mãos dadas com o PSDB, com o DEM e com o PPS, durante esses dez meses na pauta única do golpe e do impeachment ”,criticou .

“É preciso que todos nós façamos o reconhecimento dos avanços que tiveram a política e o povo brasileiro nos 13 anos do Governo Lula e da Presidenta Dilma. Nós saímos do Mapa da Fome! Recentemente, fomos premiados por essa grande iniciativa política desses 13 anos de Governo. Os 10% mais ricos do País — hoje o Brasil ainda é um país muito desigual — detêm 54% da renda do País. Na verdade, a frase que precisamos todos aqui repetir é que a casa grande não quer distribuição de renda, quer manter a senzala”, concluiu.

PT na Câmara

Foto: Salu Parente

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex