Foto: Gabriela Korossy
O deputado Francisco Chagas (PT-SP) destacou, em plenário, artigo do ex-presidente Lula, publicado na terça-feira (25), no Jornal Valor Econômico, que fala do salto econômico e social que o Brasil deu nos últimos 11 anos do Governo do PT. “Com um balanço consistente, Lula rebate entre outros itens o discurso da oposição de que a inflação está descontrolada. Ao contrário, ela foi reduzida de 12,5% em 2002, para 5,9% nos dias de hoje e os esforços da equipe econômica continuam para trazê-la ao centro da meta. A dívida pública líquida foi reduzida praticamente pela metade do que tínhamos no governo tucano, caindo dos 60,4% para 33,8%”, lembrou.
O parlamentar petista enfatiza que no artigo Lula fala da política adotada desde 2003 de crescimento com distribuição de renda. “Prática muito diferente do fez o governo FHC, que preferiu o caminho da privatização ao fortalecimento das empresas públicas, patrimônio do povo brasileiro”, criticou Francisco Chagas. Ele acrescenta ainda que os números colocados no artigo mostram “com clareza este crescimento com justiça social”. O PIB cresceu em dólares, neste período, quase quatro vezes e meia, superando U$ 2,2 trilhões. O comércio externo saltou de U$ 108 bilhões para 480 bilhões ao ano, colocando o Brasil entre os cinco maiores destinos de investimentos externo direto.
O deputado Francisco Chagas ressalta ainda que a implantação de políticas sociais colocou os mais pobres no centro do mercado consumidor, reduzindo as desigualdades e gerando oportunidades de consumo para aqueles que antes nunca fizeram parte das pesquisas que avaliam o crescimento nas vendas, principalmente no varejo. “Foram gerados neste período, mais de 21 milhões de empregos de acordo com pesquisa recente divulgada pelo IBGE; e 36 milhões de brasileiros e brasileiras saíram da pobreza extrema, além dos 42 milhões que alcançaram a classe média”, citou.
Finalizando o pronunciamento, Francisco Chagas destaca a pergunta que Lula faz, no artigo, aos “pessimistas de plantão”. Quantos países conseguiram tanto, em tão pouco tempo, com democracia plena e instituições estáveis?
Leia a íntegra do artigo do ex-presidente Lula na página da Bancada do PT na Câmara