Após 467 dias de intensos ataques por terra, ar e mar das forças armadas israelenses, que provocou a destruição quase que total da infraestrutura da Faixa de Gaza, sobretudo de instalações civis, hospitais, escolas, igrejas e mesquitas, além do assassinato de mais de 46 mil palestinos, a maioria crianças e mulheres, o anúncio de um acordo para o cessar-fogo, traz esperanças para o povo palestino que almeja viver em paz e ter sua soberania respeitada.
A coragem, heroísmo e resiliência do povo palestino foi determinante para os resultados alcançados. Por mais de 18 anos, a Faixa de Gaza está sob um cerco brutal das forças do regime israelense, que pratica diariamente crimes contra a humanidade na Palestina ocupada. Foram 15 meses, 467 dias de intensos bombardeios com destruição e mortes.
As exaustivas negociações levaram a um resultado possível, mas que representa a afirmação da resiliência, amor à sua terra e coragem do povo palestino ao enfrentar as forças do inimigo, conhecido por ter um dos exércitos mais bem preparados e equipados do mundo. Mas que não foi capaz de quebrar a resistência, que sai mais forte, coesa e com amplo apoio do povo palestino.
Saudamos o acordo de cessar-fogo celebrado entre “Israel” e a Resistência palestina, intermediado pelo Catar, Estados Unidos e Egito, que entrará em vigor ao meio-dia do domingo (19) e está relacionado principalmente à primeira fase, que durará 42 dias, permitindo a troca de prisioneiros, a travessia de combatentes e civis palestinos feridos para o Egito e o regresso de deslocados internos às suas casas no norte de Gaza.
Conclamamos o Governo Brasileiro, o Parlamento, o Judiciário e os órgãos de defesa dos direitos humanos, para que se juntem a nós numa caravana que possa visitar a Faixa de Gaza, levar o apoio do Brasil e coletar a verdade, para informar o povo brasileiro sobre os crimes de guerra, os crimes contra a humanidade e o genocídio praticados pelo Estado de Israel na Faixa de Gaza.
Brasília, 16 de janeiro de 2025
Frente Parlamentar pelos Direitos do Povo Palestino
Dep. Padre João (PT-MG)
Dep. Alencar Santana (PT-SP)
Dep. Arlindo Chinaglia (PT-SP)
Dep. Benedita da Silva (PT-RJ)
Dep. Bohn Gass (PT-RS)
Dep. Dimas Gadelha (PT-RJ)
Dep. Erika Kokay (PT-DF)
Dep. Fernando Mineiro (PT-RN)
Dep. Gervásio Maia (PSB-PB)
Dep. Helder Salomão (PT-ES)
Dep. Ivan Valente (Psol-SP)
Dep. Jack Rocha (PT-ES)
Dep. Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
Dep. Jorge Solla (PT-BA)
Dep. José Airton (PT-CE)
Dep. Joseildo (PT-BA)
Dep. João Daniel (PT-SE)
Dep. Juliana Cardoso (PT-SP)
Dep. Leonardo Monteiro (PT-MG)
Dep. Márcio Jerry (PCdoB-MA)
Dep. Maria do Rosário (PT-RS)
Dep. Miguel Ângelo (PT-MG)
Dep. Natália Bonavides (PT-RN)
Dep. Nilto Tatto (PT-SP)
Dep. Paulão (PT-AL)
Dep. Paulo Pimenta (PT-RS)
Dep. Pedro Uczai (PT-SC)
Dep. Rogério Correia (PT-MG)
Dep. Rui Falcão (PT-SP)
Dep. Reimont (PT-RJ)
Dep. Rubens Otoni (PT-GO)
Dep. Taliria Petrone (Psol-RJ)
Dep. Valmir Assunção (PT-BA)