A Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) prevê que a economia do Brasil deve crescer 7,6% neste ano e influenciar a expansão da economia da região, que deve ter um crescimento de 5,2% em 2010.
Os dados foram divulgados pelo órgão da ONU nesta quarta-feira (21), em Santiago, no Chile. De acordo com a secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena, o crescimento regional “será mais alto do que o previsto” – em especial, na América do Sul.
“As maiores taxas de crescimento em 2010 observam-se na América do Sul, encabeçadas pela economia de maior tamanho, o Brasil, que crescerá 7,6%, seguido por Uruguai (7%), Paraguai (7,0%), Argentina (6,8%) e Peru (6,7%)”, afirmou.
Oficialmente, o Ministério da Fazenda estima uma expansão de 6,5% para a economia brasileira, mas o próprio ministro Guido Mantega já chegou a falar em um crescimento de 7%.
Na última segunda-feira (19), o boletim Focus – divulgado semanalmente pelo Banco Central com base em consultas ao mercado – registrou a previsão de um crescimento de 7,2% do PIB do Brasil em 2010.
BBC com Equipe Informes