Centro de Bionegócios da Amazônia: foco no desenvolvimento estratégico da região

foto: Ricardo Stuckert O presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin, durante a assinatura do decreto: projeto de Estado com visão de longo prazo

Lula assina decreto para nova gestão do antigo Centro de Biotecnologia, que ganha personalidade jurídica. CBA irá atrair investimentos ao país e acelerar o crescimento científico e tecnológico pela biodiversidade;

A retomada da Região Amazônica como um dos polos estratégicos do desenvolvimento nacional é uma das prioridades do projeto de reconstrução do Brasil encampado pelo governo Lula. Nesta quarta-feira (3), em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente assinou decreto de organização social da nova gestão do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), antigo Centro de Biotecnologia, criado em 2003. Com personalidade jurídica, o novo CBA dará impulso à atração de investimentos para fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico local e nacional a partir de iniciativas sustentáveis em biodiversidade na região.

Pelo decreto, o novo centro deixará de ser vinculado à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e será gerido pela Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA), entidade sem fins lucrativos, selecionada por meio de uma concorrência pública.

“Com a criação do Centro de Bionegócios da Amazônia vamos dar um passo em direção ao desenvolvimento de uma economia sustentável e inovadora na Amazônia”, afirmou o presidente Lula, após a assinatura. “Vamos cuidar da nossa Amazônia, com incentivo à pesquisa e geração de empregos”.

O próximo passo será a assinatura de um contrato de gestão entre a Fundação e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que passará então a gestão do CBA para a OS recém-habilitada. A gestão será feita em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (FIPT) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O novo CBA irá permitir a realização de pesquisas com matérias-primas locais para o desenvolvimento de medicamentos, alimentos e energias renováveis. A nova gestão terá autonomia para o investimento de recursos tanto públicos quando privados para a implementação de projetos e a geração de empregos.

“O CBA será um vetor de atração de investimentos para o Brasil, e trará desenvolvimento de maneira sustentável, tanto ecológica quanto financeiramente”, anunciou o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, antes da assinatura. “Um projeto de Estado com visão de longo prazo”.

Vocação da biodiversidade

Já na cerimônia, Alckmin disse que a assinatura do decreto vai potencializar “a grande vocação da biodiversidade da Região, onde vivem 28 milhões de pessoas”.

“Vamos criar emprego, empresas, agregar valor, transformar a grande farmácia que é a biodiversidade amazônica, em produtos, serviços, empregos e investimentos”, afirmou o vice-presidente. “É fantástico o potencial na área farmacêutica, química, cosmética e alimentícia dessa biodiversidade”.

Orçamento

Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, o novo CBA poderá multiplicar o seu orçamento com as novas possibilidades de pesquisas e negócios pela participação da iniciativa privada. De acordo com o governo, os recursos previstos para os próximos quatro anos chegam a R$ 47,6 milhões.

“Não há bioeconomia sem pesquisa aplicada”, definiu Alckmin. “A bioeconomia impulsionada pelo CBA poderá ampliar o mix da Zona Franca de Manaus e garantir a sustentabilidade do modelo”, concluiu.

Getúlio também investiu na Região com INPA

O novo CBA acrescentará em muito ao trabalho pioneiro do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), criado em 1952 por Getúlio Vargas. Vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e atuando no fomento à pesquisa estratégica sobre a biodiversidade da Região Amazônica, o INPA virou referência mundial em Biologia Tropical.

Hoje, o instituto tem projetos variados, como estudos sobre o impacto do desmatamento para a fauna e flora da região. Além disso, o INPA produz propostas de alternativas eficientes nas áreas de segurança alimentar, saúde e acesso à água de qualidade e energia. 

Conheça a história do CBA pela linha do tempo abaixo:

LINHA DO TEMPO

2003 – Criação e início das atividades do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), dentro da Suframa, com o objetivo de atender o Programa Brasileiro de Ecologia Molecular para o Uso Sustentável da Biodiversidade.

2016 –   Sucessivos questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU) ao longo da década anterior sobre a natureza jurídica do CBA culminaram em um acórdão, em 9 de novembro, para determinar à União a adoção, em até 240 dias, de medidas necessárias para atribuir personalidade jurídica ao CBA.

2018 – Depois de optar pelo modelo de gestão por Organização Social, o MDIC lançou edital para seleção de Pessoa Jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos, para celebrar contrato de gestão com a União e receber fomento público e privado para gerir o CBA.

2019 – O Governo Federal que assumiu no início de 2019 suspendeu a tramitação do processo e reiniciou a discussão sobre o modelo jurídico.

2021 – O então Ministério da Economia confirmou o modelo de OS e lançou um novo edital para escolha do gestor.

2022 – Selecionada a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA) para assumir a gestão do CBA.

2023 – Decreto do presidente Lula qualifica a FUEA como organização social e altera nome do CBA para Centro de Bionegócios da Amazônia.

Próximo passo:   MDIC discutirá e assinará contrato de gestão com a FUEA,  transferindo a gestão do CBA para a OS recém-habilitada.

Da Redação da Agência PT, com Palácio do Planalto e INPA

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex