Centrais sindicais encaminham pauta à Câmara; Vicentinho defende redução da jornada

ReuniaoSind29042014

Foto: Salu Parentes/PTNACÂMARA

A dois dias da comemoração do Dia do Trabalhador, sindicalistas de sete centrais sindicais entregaram, nesta terça-feira (29), ao presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), uma pauta com os projetos considerados prioritários para a classe trabalhadora. Na próxima terça-feira (6), a questão será debatida em comissão geral, conforme acertado entre os representantes da CUT, CGTB, CSB, CTB, Força Sindical, Nova Central e UGT e o presidente da Câmara.

As principais matérias apontadas pelas centrais versam sobre redução de jornada de trabalho, para 40 horas semanais, a manutenção da política de valorização do salário mínimo, fim do fator previdenciário, destinação de 10% do PIB para a educação, 10% do orçamento da União para a saúde, a correção da tabela do Imposto de Renda e a rejeição do Projeto de Lei 4.330 (sobre terceirização), entre outros.

O líder da bancada do PT, Vicentinho (PT-SP), participou da reunião e reforçou a importância de se debater temas importantes do mundo do trabalho que, segundo ele, são estratégicas para o conjunto dos trabalhadores.

Ele destacou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 231/95), que reduz de 44 para 40 horas semanais a jornada de trabalho, como ponto fundamental da agenda. Em sua avaliação, a medida “representará uma grande conquista do trabalhador brasileiro, que tem uma das mais longas jornadas de trabalho do mundo”.

Vicentinho fez questão de observar que a matéria está pronta para ser debatida e votada pelo Plenário da Câmara. Ele foi relator da proposta na comissão especial que emitiu parecer e o aprovou por unanimidade.

O líder do PT frisou que a redução da jornada pode garantir a geração de mais de 2,5 milhões de empregos. O petista baseou-se nos dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Vicentinho observou também que a maioria dos países já conta com jornadas de 40 horas semanais.

“Em alguns países, a jornada é de 36 horas ou de 35, como é o caso dos metalúrgicos da Alemanha ou dos trabalhadores franceses”. Disse que no Cone Sul só o Brasil tem uma jornada jornada maior.

Benildes Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100