Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) registrou em plenário, nesta semana, uma série de matérias jornalísticas com dados de pesquisas do Dieese, da Serasa e do Banco Central com resultados positivos da macroeconomia brasileira. “São números animadores que desfazem o cenário catastrófico que oposição, permanentemente, faz questão de desenhar nesta Casa. Os resultados confirmam o acerto das políticas adotadas pelo governo Dilma. A economia brasileira está avançando, está se recuperando”, afirmou.
Entre as reportagens destacadas, Amauri citou matéria da Agência Brasil sobre redução dos pedidos de falência. “A redução foi de 22,4% no mês de agosto em relação ao mesmo período do ano passado. Isso é o resultado do crescimento da nossa economia, que teve neste ano um desempenho superior ao verificado no ano passado, e que ajudou a melhorar a geração de caixa das empresas”, explicou.
Amauri Teixeira citou ainda matéria do jornal O Estado de S. Paulo sobre o crescimento do PIB brasileiro. “O texto afirma que este ano vai ter o maior PIB do Governo Dilma, desmontando os argumentos dos pessimistas de plantão de a nossa economia não cresceria em 2013. O pibinho, pregado por eles, já está ficando gordo, está encorpando, o que significa que os investimentos que a presidenta Dilma fez e as medidas econômicas tomadas pela sua equipe econômica estão dando certo”, afirmou.
Para completar as boas notícias, continuou Amauri Teixeira, no mês passado a inflação, que a oposição dizia estar fora de controle, foi a menor dos últimos 12 meses. “Trago aqui notícia do Brasil Econômico que mostra que, este mês, o preço da cesta básica caiu em 13 capitais, de acordo com o Dieese; não é de acordo com nenhum órgão do governo”, enfatizou.
Na avaliação de Amauri Teixeira, o cenário econômico do Brasil continua apontando uma situação diferenciada e positiva em relação aos demais países. ”Então, eu quero parabenizar a presidenta Dilma, os ministros Miriam Belchior (Planejamento) e o ministro Guido Mantega (Fazenda) e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, pela condução tão correta da nossa política econômica”, finalizou.
Vânia Rodrigues