Oito anos depois da inauguração da Usina de Biodiesel de Quixadá, no Ceará, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou ao local, com a caravana Lula pelo Brasil, nesta quarta-feira (30), mas encontrou a usina de portas fechadas. O fechamento aconteceu em 2016, após o golpe contra a presidenta eleita Dilma Rousseff e a chegada do usurpador Michel Temer à Presidência.
“O governo fechou essa usina por uma única razão: porque quando ele olha para o povo, ele não vê uma pessoa, vê um número. Mas não é para a gente perder a esperança. Nós não vamos sossegar enquanto não reabrir essa usina”, disse Lula.
Localizada no distrito de Juatama, a Usina de Biodiesel de Quixadá foi implantada com o objetivo de envolver da agricultura familiar na cadeia do biodiesel. A Petrobras oferecia sementes e assistência técnica e a produção de óleos era comprada pela usina. Além disso, a unidade também comprava óleo extraído das vísceras de peixes por pescadores e Óleos e Gorduras Residuais (OGR) recolhidos por catadores de recicláveis.
“A nossa ideia e o nosso sonho, quando construímos essa empresa, era fazer a combinação perfeita entre agricultura familiar e o trabalhador da cidade, para que essa usina pudesse produzir energia renovável”, lembrou o ex-presidente, que inaugurou a usina em 2008.
Aproximadamente nove mil agricultores familiares faziam parte do programa da Petrobras de suprimento agrícola e produziam oleaginosas numa área total superior a 19 mil hectares em seis estados do semiárido brasileiro.
Douglas Uchoa, ex-trabalhador da Usina e diretor do Sindipetro, conta que a usina foi fechada em novembro de 2016, quando o governo golpista de Temer alegou que a unidade não gerava lucro. “No entanto, antes de fechar, o governo do Ceará (de Camilo Santana – PT) havia se comprometido a reduzir o ICMS em 90%. Isso permitiria o lucro”, explicou.
O petroleiro ainda lembra que a usina de Candeias, na Bahia, é isenta de ICMS e continua operando. Para ele, a usina de Quixadá foi vítima da política de fechamento da atual gestão golpista que quer desmantelar todo o parque de refino da Petrobras.
“Quer desmantelar para que seja apenas uma empresa de exportação de petróleo cru. Não somente houve o fechamento da usina de biodiesel, mas também as refinarias estão operando abaixo da sua capacidade máxima, com apenas 70% favorecendo a importação de combustíveis”, denunciou. “Isso é um grande prejuízo para a nação, para a Petrobras e para o Brasil”, finalizou.
Portal do PT