CDU debaterá MP que altera marco legal do saneamento básico

Desde sua edição, a medida provisória (MP 844/18) que altera o marco legal do setor de saneamento básico tem gerado inúmeras discussões e críticas dos setores envolvidos. Para subsidiar e ampliar o diálogo sobre o tema, a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), presidida pela deputada Margarida Lula Salomão (PT-MG), promoverá, no próximo dia 8 de agosto, audiência pública – com participação de internautas pelo e-Democracia – com especialistas, urbanitários e representantes do governo.

A audiência é fruto das preocupações dos parlamentares com a MP 844, que pode trazer profundas alterações na forma como se prestam serviços básicos para a população brasileira. Além da presidenta da comissão, também são autores do requerimento de audiência, pelo PT, a deputada Ana Perugini (SP) e os deputados Afonso Florence (BA), Angelim (AC) e João Daniel (SE).

O debate contará com as presenças de Pedro Blois, presidente da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU); Abelardo de Oliveira, representante da Frente Nacional Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA); Aparecido Hojaij, representante da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae); Roberto Cavalcanti, presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe); Fernando Rabello, presidente da Associação Brasileira das Agências de Regulação (Abar); e representantes do Ministério das Cidades e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). As entidades fazem parte da FNSA.

Proposta – A Medida Provisória 844/18, enviada ao Congresso Nacional pelo Governo no início de julho, modifica a Lei 9.984/00, que criou a Agência Nacional de Águas (ANA), e a Lei 11.445/07, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Dentre as modificações previstas, está a prescrição de posicionar a Agência Nacional de Águas (ANA) como reguladora dos serviços públicos de saneamento básico, que abrange as atividades de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.

Outra mudança significativa é o fim do subsídio cruzado, dispositivo que permite investimentos na área de infraestrutura em regiões com menos recursos a partir de lucros obtidos na oferta de serviços em localidades rentáveis. A MP será analisada primeiramente em uma Comissão Mista que será instalada até 20 de setembro. Depois, o relatório aprovado seguirá para votação nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

À época da edição da MP, a deputada Margarida Salomão argumentou que o governo não deveria disciplinar tema tão sério por meio de medida provisória. “O mais correto seria um projeto de lei, assegurando-se amplo debate. Água é direito, não mercadoria”.

O debate será às 14h, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. A audiência será transmitida ao vivo no Facebook da CDU.

PT na Câmara com Agência Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100