A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), presidida pelo deputado Paulão (PT-AL), promoverá missão oficial ao estado de Alagoas nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro (quinta e sexta-feira) para a agenda “Direitos Humanos para Todos”, que debaterá situações onde o colegiado parlamentar recebeu denúncias ao longo de 2017 sobre violações de Direitos Humanos contra alagoanos.
No foco da comissão estarão três temas: a garantia de direitos das pessoas com doenças raras, o enfrentamento da violência contra LGBTs e escuta de representantes da população em situação de rua no Estado.
A primeira agenda prevista será um marco para a história, tanto da Comissão de Direitos Humanos e Minorias como para o Congresso Nacional. Será a primeira vez que um parlamentar conduzirá parte do debate dentro da casa de um palestrante, no caso em questão, o Dr. Hemerson Casado, uma das maiores referências em cirurgia cardiovascular do país e que em 2012 foi diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica).
Devido sintomas da doença, que dificultam a locomoção e impedem a fala de Hemerson, o deputado Paulão e assessores técnicos da Comissão irão até sua residência realizar um bate-papo sobre violações de Direitos Humanos de pessoas com doenças raras.
Participam como convidados o Dr. Fernando Tenório Gameleira, médico neurologista do Hospital Universitário (UFAL); da Maternidade Santa Mônica (UNCISAL) e Vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas e o Dr. Fabrício Leão Souto, Defensor Público do Núcleo da Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Estado de Alagoas.
O evento será transmitido pelo Facebook da CDHM, no endereço www.facebook.com/cdhmcamara, a partir das 14 horas da quinta-feira.
(assessoria da comissão)