Aprovado, na primeira reunião deliberativa ordinária da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados,requerimento do deputado Domingos Dutra (PT-MA) que sugere audiência pública em conjunto com as comissões de Meio Ambiente e de Minas e Energia com o objetivo de discutir a segurança das usinas nucleares e das hidrelétricas no território nacional.
De acordo com o deputado Domingos Dutra, o desastre ocorrido no Japão obrigou a população mundial a pensar, discutir e rever o setor nuclear. O parlamentar citou o desastre com o césio 137, na Cidade de Goiânia(GO), vitimando várias pessoas, bem como deixando dezenas de habitantes do local com seqüelas irreversíveis e várias mortes.
Domingos Dutra discorreu ainda sobre o desastre de 1986 na Usina Nuclear de Chernobyl, atual Ucrânia, onde ocorreu gigantesco desastre ambiental – mais de quinze mil pessoas perderam a vida e milhares foram contaminadas.
“Agora o mundo se assusta com o grave terremoto e a tsunami que arrasou o Japão, destruindo cidades, arruinando a economia, matando milhares de pessoas, causando fome, sede, pavor e medo. Apesar da violência dos dois fenômenos naturais, as consequências mais danosas podem decorrer do vazamento atômico de algumas das dezenas de usinas nucleares existentes naquele país, que poderá vitimar milhões de japoneses, cujos efeitos pode se espalhar pelo mundo”, destacou o deputado.
Dutra destacou que apesar das autoridades do setor, informarem que não há nenhum risco iminente de acidentes nas usinas nucleares, especialistas têm consenso de que diante do acidente ocorrido no Japão, torna-se necessário modernizar o padrão tecnológicos das usinas nucleares em todo o mundo.
“O momento é oportuno para que as comissões de Meio Ambiente, Minas e Energia e Direitos Humanos promovam audiência pública com autoridades competentes sobre a segurança do nos parque energético, incluindo as hidrelétricas para prevenir danos futuros”, concluiu Domingos Dutra, autor do requerimento.
Assessoria Parlamentar