CCJ debate regime disciplinar das Polícias Federal e Civil

magelaA Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) debateu nesta quinta-feira (2) o PL 1952/07 que institui o regime disciplinar da Polícia Federal e Civil do Distrito Federal. O Projeto tem como objetivo combater a corrupção policial, garantir critérios de punição aos policiais corruptos, além sugerir a inclusão de direitos aos policias.

 

A novidade é a transação administrativa disciplinar sobre as infrações leves e graves, punidas com advertência e suspensão de dez dias respectivamente.
Para o deputado Geraldo Magela (PT-DF), um dos autores da iniciativa e que presidiu uma parte dos debates, o projeto trará benefícios tanto para os policiais, quanto para a credibilidade da segurança pública diante da sociedade. “Esperamos que sugestões como a modernização deste regime, que já vem desde a ditadura, tragam melhorias para as duas entidades envolvidas, e que os policias vejam e sejam reconhecidos pela sociedade como exemplo. É isto que os policias devem ser, exemplo”, declarou o parlamentar.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal, Luiz Cláudio da Costa Avelar, “não tem como existir um policial bandido”. Para o sindicalista, existem sim, infrações e logo é necessário punição, no entanto a realidade corresponde à uma guerra entre “ação policial versus ação criminosa”.

A proposta discute ainda a acumulação de cargos e transações disciplinares que decidirão as punições dos policiais de acordo com atos de corrupção agravantes e atenuantes. “O que queremos é justiça. Uma vez que não há fiscalização sequer sobre as funções exercidas pelos cargos é necessário critério. Se um policial comete uma infração deve ser punido, mas até para isso é preciso critério que explicará porque foi lhe dada tal punição”, diz o presidente do Sindicato dos Policiais Civis no Distrito Federal, Wellington Luís de Souza.

A única diferença que o projeto impõe à Polícia Federal e Civil refere-se ao julgamento de demissão e cassação à aposentadorias. O responsável pelas decisões da Polícia Federal é o presidente, já no caso da Polícia Civil as decisões cabem ao governador. O projeto tramita em caráter conclusivo.


Hérika Tavares estagiária em jornalismo

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100