CCJ aprova criação da Universidade do Sul e Sudeste do Pará

claudioputyD2A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (10) parecer favorável à criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) por desmembramento da Universidade do Pará (UFPA). O projeto, de autoria do Executivo, determina que a nova instituição de ensino terá campus em Marabá (por meio da incorporação do campus da UFPA no local), Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. A proposta cria ainda 506 cargos de professor, 238 cargos técnico-administrativos de nível superior e outros 357 cargos técnico-administrativos de nível intermediário. Como tem tramitação conclusiva nas comissões, o projeto segue agora para o Senado.

O deputado Cláudio Puty (PT-PA), relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação, acompanhou a votação na CCJ e comemorou a aprovação do texto. “De cara, se criam cerca de 1.500 cargos, com influxo de mestres e doutores para a região, o que promove o debate sobre o desenvolvimento da própria região. Além disso, permite o destaque da região como território de identidade, possibilita a entrada de recursos no local e evita que os filhos de muitas famílias se desloquem para fazer cursos em outras regiões”, argumentou Puty.

O presidente da Comissão de Implantação da Unifesspa, Maurílio Monteiro, avaliou que a criação da universidade chega como uma forte aliada do crescimento já verificado na região. “Ao lado desse crescimento econômico, é preciso fazer evoluir as estruturas de formação de mão de obra e de reflexão sobre a região”, afirmou. A expectativa de Monteiro, após a aprovação no Senado, é iniciar a contratação ainda este ano de docentes e de outros servidores para que em 2014 a universidade promova seus primeiros vestibulares. “A Unifesspa reforça algo fundamental dos governos dirigidos pelo PT, iniciados com o presidente Lula, que é fortalecer as universidades como instrumentos de inclusão social e de desenvolvimento regional”, concluiu.

A dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE) Marcela Rodrigues também acompanhou a aprovação do parecer e avaliou a iniciativa de expansão do ensino superior público no Pará de fundamental importância para a região. “No nosso estado, isso é ainda mais relevante, porque o percentual de jovens fora da universidade no Pará é ainda maior se comparado ao de outros estados do País. É a soberania da região Amazônica que está representada nessa nova universidade, com produção de mais conhecimento que leva em conta a nossa biodiversidade”, disse.

Ciência e Tecnologia – A Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou nesta quarta-feira dois requerimentos de autoria da deputada Margarida Salomão (PT-MG), que foram subscritos pelo deputado Sibá Machado (PT-AC). O primeiro deles requer a realização de audiência pública para debater as políticas de formação de mão de obra para o setor de tecnologia, informação, comunicação e engenharias, bem como a prevenção da migração de mão de obra especializada.

O segundo requer a realização de outra audiência para debater projeto de lei (PL 3324/12) de autoria do deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) que cria restrições à veiculação de publicidade de veículos automotivos em que eles apareçam em explícita infração às normas de trânsito. 

Tarciano Ricarto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex