CCJ aprova constitucionalidade da PEC que transforma transporte em direito social

transportepublico

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta terça-feira (25), a admissibilidade da proposta (PEC 90/11), da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que inclui o transporte entre os direitos sociais previstos na Constituição. Durante a votação da matéria, vários deputados se manifestaram favoravelmente à PEC, enfatizando que a melhoria do transporte público é uma das principais bandeiras das manifestações que tomaram conta do País nos últimos dias. “É um tema atual, que influencia na mobilidade urbana e na qualidade de vida dos brasileiros”, afirmou o presidente do colegiado, deputado Décio Lima (PT-SC).

O deputado Luiz Couto (PT-PB) destacou que a Bancada do PT é a favor do transporte público como direito social. “Isso traz garantias de mais recursos e de melhorias no setor”, argumentou.

Pelo texto admitido pela CCJ o transporte passa a fazer parte do grupo de direitos sociais, destinados a todas as pessoas, estabelecidos no artigo 6º da Constituição Federal. O objetivo é garantir prioridade às políticas públicas do setor.

Atualmente a Carta Magna já institui 11 direitos. São eles: educação; saúde; alimentação; trabalho; moradia; lazer; segurança; previdência social; proteção à maternidade; proteção à infância; e assistência aos desamparados.

O mérito da PEC 90 agora será analisado por uma comissão especial a ser criada pela Presidência da Casa e depois terá que ser aprovada em dois turnos, pelo Plenário, antes de seguir para análise no Senado.

Desoneração – O projeto de lei (PLC 310/09) que permite a redução de passagens de ônibus urbanos e metropolitanos, pela isenção de impostos e contribuições, foi aprovado nesta terça-feira (25) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Antes de retornar à Câmara para apreciação final, o texto ainda terá que passar por mais um turno de votação na CAE, no dia 2 de julho. Na Câmara o relator da proposta foi o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

O relator da matéria na CAE, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), estima uma redução de até 15% nas tarifas com as novas regras. Ele anunciou também o acolhimento, em seu substitutivo, de emendas parlamentares que tornam mais transparente o cálculo das passagens, para facilitar o controle pela sociedade.

Também pelo projeto, as concessionárias que operam em cidades com mais 500 mil habitantes terão de se sujeitar a auditoria externa independente que auxiliará na elaboração do laudo que servirá de base para a definição do valor das tarifas. Esse documento ficará disponível na internet.

O projeto concede diversos benefícios fiscais em nível federal, alguns deles já previstos em duas medidas provisórias (MPs 612/13 e 617/13), condicionados à implantação do bilhete único. Substitutivo do senador Lindbergh amplia esses benefícios e condiciona o regime tributário à adesão de estados e municípios, que deverão zerar as alíquotas do ICMS e do ISS das empresas de transporte, as quais terão de repassar os incentivos às tarifas.

Inovação – As novidades no texto estão na contribuição patronal à seguridade social, que seria reduzida de 2% para 0,5% do faturamento bruto, e no PIS/Pasep e na Cofins na aquisição de insumos relativos a operação dos serviços de transporte – óleo diesel, energia elétrica e bens de capital – que seriam zerados.

Outra novidade é a inclusão de barcas, veículos leves sobre trilhos (VLT) e de monotrilhos entre os chamados “modais” de transportes incentivados. O projeto original citava apenas ônibus, micro-ônibus, metrô, trem metropolitano e trólebus.

Vânia Rodrigues , com Agência Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100