Caso Bolívia: Presidenta Dilma critica saída do senador

DilmaPalacio
A presidenta da República Dilma Rousseff comentou pela primeira vez, nesta terça-feira (27), o episódio envolvendo o senador boliviano Roger Pinto Molina. O parlamentar estava asilado na embaixada brasileira em La Paz e foi retirado da Bolívia sem o consentimento do governo daquele país. O senador é opositor do governo boliviano. 
 
“O Brasil jamais poderia colocar em risco a vida de uma pessoa que estava sob sua guarda. Negociamos em vários momentos o salvo-conduto e não conseguimos. Lamento profundamente que um asilado brasileiro tenha sido submetido à insegurança que esse foi”, lamentou. 
 
O comentário foi feito após a sessão solene do Congresso Nacional, nesta manhã, onde recebeu o relatório sobre violência contra a mulher. 
 
Para a presidenta, num estado democrático, a primeira coisa que deve ser feita “é proteger a vida sem qualquer outra consideração”. De acordo com Dilma Rousseff, o argumento do embaixador brasileiro em La Paz, Eduardo Saboia, que assumiu a responsabilidade pelo episódio, não se fundamenta. O diplomata justificou o ato por “sentir-se” no Doi-Codi (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna) – órgão de repressão do regime militar brasileiro (1964-1985).
 
“Não tem nenhum fundamento acreditar que é possível que um governo, em qualquer país do mundo, aceite submeter pessoas que está sob asilo a risco de vida. Governo não negocia vida. Governo age para proteger vida”, reiterou. 
 
Dilma fez questão de lembrar que a situação do senador asilado em nada se assemelha ao período de exceção que representou o Doi-Codi e acrescentou: “Eu estive no Doi-Codi, eu sei o que é o Doi-Codi e, asseguro a vocês, é tão distante o Doi-Codi da embaixada brasileira lá em La Paz como é distante o céu do inferno. Literalmente isso”, explicou a presidenta.
 
Fuga – O senador deixou a Bolívia num carro da embaixada brasileira, na última sexta feira (23). A fuga não teve conhecimento do Itamaraty e foi conduzida pelo diplomata brasileiro, Eduardo Saboia. 
 
Benildes Rodrigues
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100