O deputado Angelim (PT-AC) anunciou que está acontecendo hoje, na cidade de Xapuri, a reinauguração da Casa de Chico Mendes, local de enorme valor histórico para o Estado do Acre por ter sido a residência de Chico Mendes e o local onde ele foi covardemente assassinado.
A casa guarda um acervo dos objetos pessoais, inclusive a cadeira onde Chico Mendes morreu por um tiro de espingarda, na noite de 22 de dezembro de 1988, após sucessivos atentados encomendados por fazendeiros locais.
A Casa de Chico Mendes foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em outubro de 2011 e foi importante para garantir a preservação do local, já que a paisagem da casa estava em processo de descaracterização.
Segundo Angelim, a casa é o único bem tombado como patrimônio cultural nacional no Acre e precisou passar por um processo de restauro profundo, após ter sido seriamente afetada pela grande enchente do Rio Acre, acontecida em 2015.
Chico foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, que lutava pelos direitos dos seringueiros, pela defesa da floresta e pela luta política contra a ditadura e pelos direitos dos trabalhadores em geral. Por sua dedicação e coragem, Chico acabou transformando-se numa liderança política respeitada internacionalmente.
“Considero de vital importância para a cultura nacional e para a preservação de nossa história recente o restauro deste imóvel e quero parabenizar a Superintendência do Iphan no Acre e a Fundação de Cultura Elias Mansur por esta importante realização”, disse Angelim.
PT na Câmara