Carol Dartora (PR)

Ana Carolina Moura Melo Dartora (Carol Dartora) é professora de História. Nasceu em Curitiba em 1º de maio de 1983. Filiada ao Partido dos trabalhadores desde 2016, é feminista, militante da Marcha Mundial das Mulheres e do Movimento Negro Unificado. Antes de entrar para a vida pública, foi secretária estadual da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTIA+ da APP-Sindicato.

É graduada em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutoranda em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Em 2020, Carol Dartora foi eleita a primeira vereadora negra da história de Curitiba. Ela obteve 8.874 votos, a terceira maior votação daquele pleito. Em menos de dois anos aprovou leis e iniciativas de grande impacto social. É autora da Lei 15.931/21 que estabelece cotas para população negra e povos indígenas nos concursos públicos municipais e da Lei 15.973/22, que garante prioridade no atendimento de mulheres em situação de violência.

Em 2022 conquistou mais um feito inédito, sendo a primeira mulher negra eleita deputada federal do Paraná. Além de fazer história novamente, Carol Dartora obteve uma votação muito expressiva. Foram 130.654 votos registrados em 391 dos 399 municípios paranaenses, tornando-se também a mulher mais votada da capital e segunda mulher mais votada do estado. 

ÚLTIMAS POSTAGENS