Carlos Veras (PE)

Agricultor familiar e sindicalista, Carlos Veras, 39 anos, é pernambucano, da cidade de Tabira, no sertão do Pajeú. Está em seu primeiro mandato como deputado federal e tem como principais bandeiras a defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores dos setores público e privado, os direitos humanos, a agricultura familiar, os serviços públicos essenciais, o fortalecimento do estado de Pernambuco e a soberania nacional. Conduz um mandato popular a serviço da classe trabalhadora.

Já apresentou mais de 900 proposições legislativas, até o momento, e, atualmente, preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), tendo como prioridades a vacinação e o combate à fome.

Veras foi membro titular da comissão especial da reforma da Previdência, em 2019, onde atuou firmemente para retirar as trabalhadoras e os trabalhadores rurais da proposta, manter o Benefício da Prestação Continuada (BPC) e evitar a implementação do modelo de capitalização. O parlamentar também conseguiu prever em lei que as agricultoras e agricultores familiares que acessaram o auxílio emergencial tivessem a previdência rural garantida.

É um dos representantes da Bancada do PT nas comissões especiais que analisa o voto impresso e a que discute a reforma Política e, também, faz parte da Comissão Externa sobre o Derramamento do Óleo no Nordeste. É membro das comissões permanentes de Agricultura e Trabalho.

Começou sua trajetória política aos 18 anos como presidente da Associação Rural de Poço de Dantas. Ocupou outros postos de comando no movimento sindical e da agricultura até chegar à presidência da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Pernambuco, sendo a mais nova liderança a ocupar o cargo ao longo dos 28 anos da entidade. Sua gestão foi democrática e participativa, em sintonia com sindicatos e movimentos sociais, com a Frente Brasil Popular e o Povo Sem Medo. 

Em 2022 se reelegeu com 127.482 votos.

 

JOSÉ CARLOS VERAS DOS SANTOS
Nascimento: 10/08/1981
Naturalidade: Solidão-PE
Profissões: Agricultor
Gabinete: Gabinete 870 – Anexo III, Telefone: (61) 3215-5870 

https://twitter.com/carlosveraspt

 facebook.com/carlosveraspt

 instagram.com/carlosverass/

ÚLTIMAS POSTAGENS