O deputado Carlos Santana (PT-RJ) fez um apelo, em plenário, aos artistas e desportivas para que evitem fazer campanhas publicitárias de vendas de bebidas alcoólicas. “É com muita tristeza que vemos vários atletas de ponta no nosso país fazendo isso. Nada contra, porque há uma legislação que dá todo o direito de se fazer isso. Mas, nessa hora, deve-se ter um mínimo de consciência, porque assim é formada a opinião da nossa juventude”, disse Santana.
De acordo com o deputado Carlos Santana, a preocupação foi manifestada ontem, no jornal O Globo, em artigo de Frei Betto. “Em certo ponto concordo com a preocupação levantada por Frei Betto. Essas pessoas são formadoras de opinião, são ídolos de milhares de criança e jovens que ainda estão formando sua personalidade e seu caráter e espelham-se em seus ídolos e em suas conquistas para projetarem seus futuros”, disse.
Segundo dados do Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas, apresentados pelo deputado Carlos Santana, 42% das crianças brasileiras com idade entre 10 e 12 anos já consumiram bebidas alcoólicas, e 10% dos jovens de 12 a 17 anos podem ser classificados como dependentes de álcool.
Gizele Benitz