FOTO: SALU PARENTE/PT NA CÂMARA
O ex-deputado Carlos Abicalil (PT-MT) faz parte agora do seleto grupo de personalidades a receber da Câmara dos Deputados reconhecimento formal por sua relevante contribuição à educação brasileira. Abicalil – graduado em Filosofia, História e Sociologia, pós-graduado em História Contemporânea e mestre em Educação – recebeu nesta terça-feira (18) o Prêmio Darcy Ribeiro. “A trajetória percorrida até este momento aqui é extremamente longa e rica de significados”, afirmou o homenageado, ao fazer referência às ações desenvolvidas no decorrer de muitos anos em prol da educação. A ministra Ideli Salvatti (Direitos Humanos), que acompanhou muito da trajetória de Abicalil, também participou da solenidade.
“Percorremos muitas vezes estes corredores, desde a tramitação do processo constituinte, inaugurando nesta Casa (Câmara) as audiências públicas”, lembrou Abicalil. Ele fez questão de destacar em um discurso emocionado – ora improvisado, ora guiado por um roteiro – o trabalho de quem compartilhou com ele momentos importantes dessa luta, a quem chamou de “companheiros cúmplices”. Falou das primeiras referências encontradas nos familiares professores; falou dos pais, que, embora sem títulos, eram “detentores de um saber humano inominável”; falou dos companheiros de luta sindical.
Num discurso eivado de sentimentos, Abicalil fez questão de citar aquele que dá nome ao prêmio: Darcy Ribeiro. O homenageado se reportou a trechos do discurso feito por Darcy, quando recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Brasília (UnB), que ele mesmo ajudou a fundar. “Ele (Darcy) dizia: aqui estou emocionado, vivo de corpo inteiro, de alma tensa, nesta hora de glória tão desejada, no meu caso, surpreendente”, falou Abicalil, citando em seguida o período em que conheceu Darcy e as lutas travadas em parceria com ele.
Carlos Abicalil é tido entre os educadores de sua época como uma referência. Entre tantas frentes em que atuou, foi representante de base do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, foi Membro do Comitê Executivo Mundial da “Internacional da Educação”, foi presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), foi presidente do Partido dos Trabalhadores no Estado de Mato Grosso e foi presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados em 2005.
Homenagem – A indicação do nome de Abicalil para receber o prêmio foi feita pelo deputado Ságuas Moraes (PT-MT) e aprovada posteriormente pela Comissão de Educação. Ao saudar o homenageado, Ságuas ressaltou que Abicalil é um verdadeiro militante da causa e tem “a cara da educação brasileira”. “Foi ele quem fortaleceu o movimento da educação no Mato Grosso e depois deu sua contribuição para todo o Brasil”, afirmou. “Esse prêmio é um justo reconhecimento da Câmara dos Deputados a todos os serviços prestados por ele”, completou.
O Prêmio Darcy Ribeiro foi criado pela Resolução da Câmara dos Deputados 30/98, e regulamentado pelo Ato da Mesa 31/00, com o objetivo de reconhecer trabalhos ou ações que sejam merecedoras de destaque na defesa e promoção da educação no Brasil. Além de Abicalil, também foram condecorados neste ano a professora Eliza Flora Muniz e o professor Luis Antônio Marcuschi.
PT na Câmara