Capa da Veja é fascista e incita o ódio, além de ser um plágio mal feito

capa vejaA capa da revista Veja desta semana – edição 2496 – traz mais um ataque grotesco e grosseiro contra o ex-presidente Lula. A agressão, que também é um plágio descarado da revista norte-americana Newsweek, mereceu o repúdio de parlamentares, jornalistas e de internautas. A imagem, com um fundo totalmente vermelho, traz a cabeça decapitada de Lula, com um efeito similar a sangue escorrendo ou um líquido fluindo como se indicasse um derretimento. A mesma figura havia sido estampada na capa de uma edição da Newsweek de 2011, após a morte do presidente líbio Muammar Kadafi.

O deputado Leo de Brito (PT-AC) lembra que “não é de hoje que o Lula sofre perseguições” de diversas formas. “Essa capa da Veja é mais uma de tantas. A figura do Lula é ridicularizada ou ela e tratada de maneira preconceituosa, nesse caso foi tratada de maneira fascista, incitando o ódio das massas, é uma comparação burlesca com a figura do Muamar Kadafi”, disse o parlamentar acreano.

“A capa da Veja que traz Lula decapitado merece o repúdio de toda a sociedade, porque quando o fascismo se instala termina ruim para todos”, publicou em sua conta no Twitter (@ricardope) o jornalista e professor Ricardo Pereira.

“A capa da Veja desta semana mostra a que nível de baixeza pode chegar um órgão de imprensa”, postou também no Twitter Ingrid Barros (@Guidi_Barros).

“E a capa da @VEJA essa semana que é praticamente um chamado à caça pela cabeça de Lula da Silva? Incitação descarada à violência!”, escreveu o tuiteiro Cairo Braga (@cairobraga).

Para o deputado Givaldo Vieira (PT-ES), é preciso rechaçar esse mais ataque e lutar por um ambiente democrático de respeito e tolerância, “porque o ódio que essa revista incentiva faz muito mal” à democracia brasileira. “Mais uma demonstração do ódio dessa parte da grande mídia – que participou ativamente do golpe contra a democracia brasileira que retirou o governo das mãos de uma presidenta reconhecidamente honesta e entregou o governo na mão de pessoas envolvidas em vários crimes de corrupção – e uma tentativa de linchamento do presidente Lula, estimulando o ódio e a violência contra o PT”, afirmou Givaldo.

“Quem lincha e/ou induz ao linchamento tem nome bem preciso: fascista. Quem é conivente com isso idem”, afirma o professor Reginaldo Nasser, especialista em relações internacionais, em sua conta no Facebook.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também