Câncer de próstata atinge um a cada seis homens

CongressoAzul

Foto: Divulgação

Após o já tradicional Outubro Rosa, quando ganha destaque a prevenção ao câncer de mama, o Novembro Azul busca alertar e sensibilizar a sociedade quanto aos problemas de saúde que incidem mais sobre o universo masculino, especialmente o câncer de próstata.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), um a cada seis homens no Brasil desenvolve o câncer de próstata, que é a segunda principal causa de morte por doença entre a população masculina no País. A situação brasileira é ainda mais preocupante porque 51% dos homens não vai ao urologista com a frequência recomendada, segundo pesquisa realizada pela SBU nas seis maiores capitais.

Outro dado negativo é o fato de, em 2013, 52 milhões de mulheres foram ao ginecologista e apenas 3 milhões de homens foram ao urologista. Ainda de acordo com a SBU, cerca de 68 mil novos casos de câncer na próstata devem ser diagnosticados no Brasil em 2014. Além disso, estima-se que 14 mil óbitos em função da doença devem ocorrer este ano.

Para debater este cenário, a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara realizou, nesta terça-feira (4), o VII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, que contou com a participação de especialistas do setor.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), o evento é relevante para difundir informações e iniciativas não apenas sobre prevenção e combate aos cânceres de próstata ou de pênis, mas para abordar a saúde do homem de forma integral. “O homem possui uma característica psicológica, comportamental diferente da mulher. Ele não visita regularmente o médico e não faz quase nenhum procedimento preventivo. Como poder público, precisamos ampliar essa campanha do Novembro Azul para ampliar a sua repercussão, inclusive porque não é uma questão apenas do homem. No Outubro Rosa os homens se envolvem e é importante que as companheiras, as mães, as irmãs e as mulheres em geral participem do Novembro Azul e induzam os homens a cuidar da sua saúde integral”, explicou Teixeira.

Além dos vários tipos de câncer, os acidentes cardíacos, a hipertensão, o diabetes e as doenças psiquiátricas são alguns dos principais problemas de saúde dos homens no Brasil e no mundo.

Mais detalhes e as apresentações dos expositores do Fórum estão disponíveis na página da CSSF:

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cssf/seminario-e-outros-eventos/ano-2014

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100