Campo Neto articula PEC da “autonomia” do BC para entregar autarquia ao capital financeiro

Não à PEC 65: a maioria esmagadora dos funcionários do BC é contra a PEC 65 Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

presidente do Banco Central (BC) Roberto Campos Neto não dá trégua. Além de atuar incessantemente para impedir o crescimento do país com taxas de juros exorbitantes, o bolsonarista trabalha, em paralelo, na articulação da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 65 de 2023 (PEC 65/2023).

Contando já com 42 assinaturas das 49 necessárias para aprovação no Senado, o projeto avança rapidamente para transformar o BC em uma empresa pública, concedendo-lhe “autonomia” financeira. A justificativa soa bem no papel, afinal, supostamente, a PEC irá trazer “maior eficiência e competitividade da instituição, alinhando-o às melhores práticas internacionais”.

O projeto, no entanto, é um presente de grego. A mudança, na verdade, serviria para limitar a atuação técnica da autarquia ao mesmo tempo que aumentaria o poder de influência do mercado financeiro nas instâncias decisórias da instituição.

Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), que lançou uma campanha contra a PEC 65 nesta semana, alerta que o projeto contribui para o desmantelamento da função estatal e pública desempenhada pelo Banco Central. Desmantelamento iniciado no governo Bolsonaro, que tornou o BC independente e, em 2021, colocou em seu comando Neto, um ativista incansável na defesa dos interesses de rentistas e especuladores financeiros.

Autonomia?

A proposta de autonomia financeira do Banco Central levanta sérias preocupações. Em primeiro lugar, há o risco de uma influência ainda maior do mercado financeiro sobre as políticas econômicas do país, prejudicando a estabilidade e o crescimento econômico. Essa mudança também pode fragilizar a instituição e sua capacidade de desempenhar um papel eficaz na política monetária do país.

Recentemente, levantou-se a suspeita de que o Comitê de Política Monetária (Copom) teria utilizado o Boletim Focus, que faz as projeções semanais da inflação, para manipular dados, provocar alvoroço no mercado e, com isso, segurar a taxa de juros no patamar elevado em que se encontra hoje, em 10,50%.

Esse é um dos temores do sindicato. “Esse boletim baseia-se principalmente em dados fornecidos por instituições financeiras, o que aumenta o risco de conflitos de interesses e distorções motivadas por interesses particulares. Essa situação é inaceitável, pois mina a credibilidade do BC e prejudica a formulação de políticas econômicas eficazes”, apontou o sindicato, em nota ao jornal Folha de S. Paulo.

Ruim para o país, ruim para os trabalhadores

Além disso, a possível transformação do Banco Central em empresa pública causaria prejuízos aos servidores, expondo-os a condições de trabalho menos favoráveis e eliminando sua estabilidade profissional, como alerta o Sinal, em nota à imprensa.

Uma assembleia realizada por funcionários do BC revelou que a maioria esmagadora é contra a aprovação da PEC. Nada menos do que 3.369 servidores rechaçaram a proposta e apenas 95 se posicionaram a favor. Outros 1.041 defendem a apresentação de uma nova proposta, após discussão entre a diretoria da autarquia e o Senado. 19 servidores se abstiveram no levantamento.

O economista André Roncaglia também critica a PEC. Segundo ele, Campos Neto patrocinou o desmonte do BC e agora deseja terminar o serviço. “É imperioso evitar essa mudança constitucional sem a devida discussão com a sociedade“, afirmou, em coluna publicada em maio na Folha. “O BC deve conquistar maior legitimidade social antes de obter autonomia financeira e orçamentária”.

Nota-se, então, que PEC 65/2023 não só ameaça os servidores do Banco Central, como também expõe a instituição a interesses externos. Porém, enquanto Campos Neto defende o mercado financeiro, o PT segue firme na luta pelos interesses do país e pelos direitos dos trabalhadores.

PT Nacional, com Sinal, Poder 360 e O Globo

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100