Campello: “Acabaram com o Bolsa Família e colocaram algo que não funciona”

Reprodução

Ex-ministra do Combate à Fome, Tereza Campello explica por que o Auxílio Brasil não consegue resolver o problema da fome no Brasil.

Sem um amplo conjunto de políticas sociais para dar suporte às famílias mais pobres, programas de transferência de renda não conseguem acabar com a fome e a miséria. E é por isso que o Auxílio Brasil, criado por Jair Bolsonaro, não funciona e já se mostra ineficiente.

É o que explicou, em entrevista ao Jornal PT Brasil, nesta quinta-feira (28), a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello. “Acabaram com o Bolsa Família e colocaram no lugar um programa que não funciona”, alertou (assista à entrevista no vídeo abaixo).

Segundo Tereza, com o Auxílio Brasil, o governo Bolsonaro demonstrou que não sabe construir agenda social nem está preocupado em aprender. “Fizeram às vésperas das eleições e não dão nenhuma estabilidade ou segurança para a população. Poderíamos chamar o Auxílio Brasil de Auxílio Segundo Turno”, criticou.

LEIA MAIS: R$ 600 não acabam com a fome nem resolvem vida dos mais pobres; entenda

Além da falta de garantia de que o programa vai continuar, outra diferença entre a política bolsonarista e a implementada por Lula e Dilma é que, na atual estratégia, a única preocupação é distribuir dinheiro, como forma de comprar o eleitor.

“Não dá para ser só o dinheiro. Assim como não era só Bolsa Família, não pode ser só Auxílio Brasil”, ressaltou a ex-ministra, lembrando que o programa criado por Lula foi acompanhado de uma série de ações que acabaram desmontadas, deixando a população mais pobre abandonada e trazendo de volta a fome.

A volta da fome

“Primeiro, foi o congelamento do salário mínimo, que cresceu, nos governos Lula e Dilma, muito acima da inflação”, observou. Com isso, o mesmo salário mínimo comprava mais comida. “Mas, agora, você tem o salário congelado e os preços disparando.”

O segundo ataque foi às leis trabalhistas. “Acabaram com a CLT e há menos emprego. E as pessoas que conseguiram ocupação têm um salário mais baixo e sem proteção, sem direito a férias, a descanso, a FGTS, a aposentadoria. Desestruturaram o mercado de trabalho, ou seja, o oposto do que aconteceu no nosso governo”, continuou.

Em terceiro lugar, destacou Tereza, houve o desmonte das políticas sociais. “Essa família, desprotegida, deixa de ter acesso a toda uma rede que vinha em expansão, como a rede de educação infantil e o ensino estendido, em dois turnos, que garante cinco refeições no dia.”

Por fim, Jair Bolsonaro desorganizou a alimentação saudável no Brasil ao retirar o apoio da agricultura familiar. “Nessa questão, você tem uma dupla consequência: aumenta a população pobre no campo e reduz a produção de alimentos saudáveis, o que eleva o preço dos alimentos”, explicou Tereza.

Da Redação da Agência PT

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex