Lideranças políticas, parlamentares, advogados, intelectuais, cientistas, militantes, educadores, economistas, artistas, sindicalistas e estudantes se uniram em um grande movimento que pretende mobilizar o Brasil de norte a sul por um País mais justo para todos e para Lula, maior liderança política perseguida da história. A campanha e o manifesto por um Brasil sem perseguição política disfarçada de combate à corrupção, onde os brasileiros tenham o direito de escolher mais inclusão social e desenvolvimento, onde julgamentos sejam imparciais e as eleições sejam livres, foi lançado na última quinta-feira (10), em São Paulo, em grande ato com a presença do ex-presidente Lula.
O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Afonso Florence (BA), participou do evento e destacou a importância da campanha. “É uma nova jornada de luta dessa verdadeira consciência democrática nacional em marcha contra o golpe, contra o regime de exceção que o País vive, contra o avanço na retirada de direitos sociais e trabalhistas”. Florence disse que a intenção é alcançar todos os estados brasileiros. “Vamos para as ruas, vamos ocupar cada espaço onde pudermos mobilizar a sociedade brasileira em defesa dos seus direitos, e em especial das garantias individuais”.
Afonso Florence destacou ainda que a campanha é também pelo direito à manifestação política e em defesa do Estado Democrático de Direito, do devido processo legal e do ex-presidente Lula, que é o principal perseguido político da atualidade aqui no Brasil. “É claro que o ex-presidente Lula tem feito a sua defesa no âmbito do judiciário, mas quando um promotor do Estado diz que tem convicção, mas não tem prova e mesmo assim tentar incriminar Lula, a conotação de perseguição política fica confirmada. Portanto, a mobilização popular é fundamental, porque uma coisa é a defesa jurídica e a outra é a defesa da democracia. E, hoje, defender Lula dessa perseguição política é defender a democracia”.
Restrição de Direitos – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso que encerrou ato em defesa da democracia e em sua homenagem, afirmou que ele é apenas mais uma pessoa a sofrer restrições de direitos e a lutar contra a repressão às lutas sociais e contra a redução das conquistas obtidas pelo povo brasileiro nos últimos anos.
Para o ex-presidente, o seu caso específico, a perseguição judicial e midiática de que é alvo, não é o único nem o principal atentado que está sendo perpetrado no país por aqueles que tomaram o poder de maneira ilegítima e violenta.
“Hoje, não é um dia que eu gostaria de ouvir discursos e atos em defesa do Lula, mas que quero ser mais um, não a me defender de acusações levianas, mas ser mais um a acusar aqueles que estão mentindo para a sociedade brasileira e causando mal, não só a mim, mas a instituições sérias e importantes, como o Ministério Público, a Polícia Federal e ao próprio Estado de Direito no Brasil”, disse o ex-presidente.
Por que perseguem Lula – No site da campanha (www.brasiljustopratodos.com.br), além de poder assinar o manifesto, é possível ver quem apoia a campanha e conhecer um pouco mais sobre os motivos pelos quais se perseguem o presidente que governou o País duas vezes e foi aprovado por 85% dos brasileiros. Está disponível também um breve histórico dos avanços dos oito anos de governo Lula, que revela porque ele é perseguido e porque vale a pena defendê-lo.
Lula tirou milhões de brasileiros da fome e da miséria. Garantiu ao povo três refeições por dia, poder para comprar o carro e a casa própria, ter acesso a computador e ao celular e ainda viajar de avião. Milhões de jovens de famílias humildes puderam estudar pelo Fies em universidades particulares. Construiu universidades federais, aumentou suas vagas de 4 milhões para 6 milhões, e abriu mais de 250 escolas técnicas e institutos federais país afora.
Lula fez a Bolsa Família, o Luz Para Todos, o Minha Casa Minha Vida, as UPAS, o Samu e a Farmácia Popular. Financiou a agricultura familiar, fez o salário mínimo valer mais, trouxe o desemprego a quase zero. Reativou a nossa indústria naval e, em seu governo, a Petrobras descobriu a maior riqueza do Brasil: o petróleo do pré-sal. Lula fez o Brasil crescer e se desenvolver.
Assine o manifesto da campanha, defenda um Brasil justo para todos e siga as redes da campanha:
www.brasiljustopratodos.com.br
www.facebook.com/brasiljustopratodos
https://twitter.com/justopratodos
www.instagram.com/brasiljustopratodos/
https://www.youtube.com/channel/UCtIAB0-LxRPD8wnptU7YClw
PT na Câmara