A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta quarta-feira (9) a Campanha da Fraternidade 2011. Este ano, o tema é “Fraternidade e a Vida no Planeta”. O objetivo é contribuir para a conscientização sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas.
O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), que desde 1999 sugere realização de Sessão Solene em homenagem a Campanha da Fraternidade, na Câmara, destaca a atualidade do tema proposto pela CNBB para este ano.
“A igreja tem se mostrado visionária na escolha dos temas das campanhas da fraternidade. Neste ano, mais uma vez, a CNBB acerta ao destacar a importância desse tema, pois o consumo desenfreado da sociedade, que gasta por ano duas vezes e meia o que o planeta produz em recursos naturais, tem que levar as pessoas a discutirem a necessidade um novo modelo de desenvolvimento, aliado à preservação do meio ambiente”, alertou.
De acordo com a CNBB, a expectativa da campanha é motivar as pessoas a participar de debates e de ações que visam a enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.
Realizada em todas as dioceses do Brasil, a Campanha da Fraternidade foi criada em 1964. Este é o quarto tema relacionado à preservação do meio ambiente – em 1979, o tema foi Preserve o Que É de Todos; em 2004, Água, Fonte de Vida; e, em 2007, Vida e Missão Neste Chão.
O lançamento da campanha deste ano foi realizado pelo secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, na sede do órgão, em Brasília. Durante a solenidade foi apresentada ainda uma mensagem do papa Bento XVI, enviada exclusivamente para a campanha.
Héber Carvalho com Agência Brasil