Câmara saúda 50 anos de União do Vegetal em sessão lotada

AndreVArgas_gustavoBezerraUma sessão solene lotou as galerias e o plenário da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (11).  A sessão homenageou os 50 anos de fundação do Centro Espírita União do Vegetal. O plenário lotado reuniu não só adeptos da sociedade religiosa, como se autodenomina, mas diversos parlamentares de várias  matizes religiosas.

 

Formada nos inícios dos anos 60  -1962 -,  a prática religiosa envolve um ritual com o consumo do chá denominado hoje ayuasca, feito a partir  do cipó mariri  e a folha  chacrona e teve o ritual liberado em 1985 e reiterado em 1992, segundo informou o Mestre Flávio da Silva Mesquita, do Centro Espírita, um dos oradores da sessão.  Segundo o mestre, uma profunda investigação comprovou os benefícios do chá por médicos,  antropólogos numa  investigação que se estendeu por dois anos. “Por unanimidade, foi constatado o  trabalho benéfico, religioso e regenerador  “, disse.

O mestre explicou a carta de princípios da religião: Não comercializar;  não adicionar a mistura à drogas e  não propagandear  seu uso. ” O ayuasca favorece a questão mental na questão religiosa e não é objeto de curiosidade”, reiterou.

A UDV conta hoje com  28 entidades beneficentes no país, além de promover ações voltadas pela preservação do meio ambiente, pela  paz e pela vida.

O deputado André Vargas (PT-PR), representou a  Liderança do Governo na sessão  e discorreu sobre experiências vivenciadas por ele no interior do Paraná e que lhe impressionaram com relação à religião.

“Não sou profundo conhecedor, sou kardecista, acompanho as  obras do Chico Xavier mas sempre temos observado nesta Casa inúmeros deputados identificados com a prosperidade e a paz e com os temas centrais da nossa existência: de onde viemos e para onde vamos, respostas fundamentais para nossa vida e exercício  do mandato. Somos 513 deputados e nem sempre os meios de comunicação retratam  os inúmeros projetos que votamos e que traduzem os anseios do povo. E a orientação espiritual é fundamental para dar sentido a nossas vidas e à nossa ação parlamentar”, disse. Para André Vargas, a história precisa reconhecer os heróis pacifistas .

Em nome do PT falou na sessão o deputado Sibá Machado (PT-AC) que saudou a União do Vegetal. “Luz, Paz e amor são virtudes adotadas pela União do Vegetal como símbolos do entendimento, da convivência harmoniosa e fraterna entre os homens”, disse.

História – A União do Vegetal nasceu nos seringais da Amazônia, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia. A religião foi fundada por José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, como é chamado pelos discípulos. Ele conheceu o chá Hoasca em 1959 através de um senhor chamado Chico Lourenço, que o distribuía entre os seringueiros.

Segundo a doutrina da UDV, o Mestre Gabriel reconheceu sua missão espiritual na primeira vez que bebeu o chá. Ainda em 1959, ele próprio começou a distribuir o Vegetal, nome com o qual o chá Hoasca passou a ser denominado ayuasca.

O ex-deputado João magno (PT-MG), um dos grandes defensores da regulamentação do uso da ayuasca , também participou da cerimônia na Câmara e foi homenageado pelos presentes.

A presidente da sessão, Perpétua Almeida ( PCdoB- AC) presidiu a sessão e lembrou que o Congresso Nacional garante a liberdade de credo no país.

Denise Camarano

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também