Câmara realiza comissão geral nesta terça para debater nova gripe

temporaoO ministro da saúde, José Gomes Temporão, participa nesta terça-feira (11) da comissão geral realizada pela Câmara para discutir os riscos da epidemia da nova gripe chamada Influeza A H1N1 e popularmente conhecida como gripe suína.

O debate começa às 10h e contará também com a presença de secretários estaduais de Saúde e especialistas do setor, entre eles, o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Juvêncio Dualib Furtado; e a vice-presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Claude Firmez.

A expectativa, segundo a deputada Cida Diogo (PT-RJ), é de que o ministro apresente um quadro sobre as ações do governo para conter o avanço do vírus e evitar a sua potencialização e as medidas adotadas para esclarecer a população. “O debate é importante para conhecermos o que os governos federal, estaduais e municipais estão fazendo e de que forma o Legislativo pode contribuir”, afirmou.

Cida Diogo acrescentou que a partir do momento em que os parlamentares estão conscientes sobre o risco da nova gripe e as ações adotadas, ficará mais fácil, por exemplo, liberar recursos extraordinários para essa finalidade. “Com as informações, estaremos preparados também para desenvolvermos campanhas educativas na Câmara e nas nossas bases para ajudarmos a população entender o que está acontecendo, e de que forma ela pode evitar a doença”, ressaltou.

O deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) também considerou a iniciativa importante e disse que o momento é oportuno para se pensar nos recursos para a saúde como um todo. “Tem uma nova gripe com riscos de uma epidemia mundial, mas existem outras doenças que matam até mais do que a nova gripe e que merecem a nossa atenção”, ressaltou. Para Fonteles é fundamental mostrar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). “Quem sabe não é hora de refletirmos também, nessa comissão geral, sobre a ampliação dos recursos para a saúde pública, com a regulamentação da Emenda Constitucional 29”, sugeriu o deputado.

Câmara – A comissão geral faz parte das iniciativas da Câmara para a prevenção e o controle da nova gripe. Internamente, a Câmara criou uma comissão de prevenção e controle da Influenza A H1N1. O grupo é integrado por servidores da área médica, da administração e da comunicação social para estudar, implantar e fiscalizar todas as ações.

Já foram disponibilizadas dezenas de recipientes com álcool gel nas áreas de maior trânsito de pessoas na Casa, para que todos possam higienizar as mãos. Equipes de relações públicas vão orientar os visitantes sobre os riscos da epidemia, distribuir material da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a respeito da gripe e pedir informações a todas as pessoas que circulam na Casa sobre o seu estado de saúde.

O serviço médico da Casa também está mobilizado para ações preventivas e curativas a servidores e visitantes que suspeitem ou mesmo que apresentem sintomas da doença.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também