Nesta quarta-feira (4) a Câmara dos Deputados realiza uma Comissão Geral para debater a crise de abastecimento de água que aflige a população, especialmente na região sudeste.
O deputado Nilto Tatto (PT-SP) elogiou a iniciativa e defendeu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para debater o tema. “Uma CPI aqui na Câmara pode ajudar a encontrar novas formas de gestão e a dar voz para a sociedade interferir mais nesse processo”, disse.
Nilto Tatto também lembrou que há tempos os especialistas e ambientalistas estão alertando para o problema. Em São Paulo um documento produzido pela Fundação de Apoio à USP já considerava em 2009 que o Sistema Cantareira possuía um “déficit de grande magnitude”. Hoje 60% dos comerciantes da capital paulista já enfrentam dificuldades devido a falta d`água.
Recentemente a cidade de São Paulo assistiu à primeira grande manifestação popular contra a falta de transparência do governo estadual sobre a “crise hídrica” no estado. A manifestação contou com a participação de diversos movimentos sociais e partidos políticos e reuniu cerca de 15 mil manifestantes.