Câmara promove ações durante a semana da mobilidade

joaopaulolima-plenario
O Comitê de Gestão Socioambiental – EcoCâmara, promove na próxima semana ações de incentivo à cultura da mobilidade urbana sustentável. Como parte das atividades da Semana da Mobilidade, dois eventos estão previstos para terça-feira (24): a apresentação da nova estrutura do MOB Bicicletas e a palestra “Cidade para Pessoas – Ciclovias e Mobilidade Sustentável”, com transmissão pelo e-Democracia. Já no dia 25 (quarta), acontece a audiência pública “Qualidade do Transporte Público nas Capitais Brasileiras”, promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano. 
Para o autor do requerimento de realização da audiência pública, deputado João Paulo Lima (PT-PE), resolver o problema da mobilidade urbana é o principal desafio das grandes cidades. “Essa é uma questão que afeta a economia, a saúde das pessoas, além de causar transtornos à população, seja com os constantes engarrafamentos no trânsito ou pela péssima qualidade do transporte público”, destaca.
Segundo João Paulo Lima, a principal fórmula para melhorar a mobilidade urbana é investir no transporte público. O parlamentar lembra que uma pesquisa chega a apontar que “73% das pessoas deixariam de usar o automóvel para trabalhar se tivessem um transporte público de qualidade”. 
“Temos que debater também o preço e as gratuidades de tarifas. Hoje existem gratuidades justas para pessoas com necessidades especiais e policiais. Em outros lugares também para estudantes e outros agentes de segurança. Mas todas são pagas pela população que anda de transporte coletivo”, destaca. A audiência pública está marcada para às 11h, no plenário16. 
Cidade para pessoas – A palestrante do evento “Cidade para Pessoas – Ciclovias e Mobilidade Sustentável” é a jornalista Natália Garcia. Ela é especializada em planejamento urbano e tem como principal ferramenta de trabalho uma bicicleta dobrável, usada para explorar as cidades. A palestra, que será transmitida pelo portal e-Democracia, ocorrerá no Plenário 7, das 9h30 às 12h.

MOB-Bicicletas
– Lançado pela Câmara em 2012, em caráter experimental, o MOB Bicicletas tem o objetivo de oferecer infraestrutura de apoio ao ciclista. O projeto oferece armários e paraciclos (suportes para estacionamento de bicicletas) para usuários cadastrados.  Em julho de 2013, havia cerca de 40 usuários cadastrados e 10 em fila de espera e, em alguns pontos da Casa, os 12 paraciclos disponíveis já não eram suficientes para a demanda crescente.
 
Héber Carvalho com Agência Câmara Notícias
 
 
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também