O plenário da Câmara deverá apreciar nesta semana dois temas considerados prioritários pelos parlamentares. A medida provisória (MP 475/09), que trata do reajuste dos aposentados e o projeto do Ficha Limpa (PLP 518/09), que trata da proibição de candidaturas de pessoas condenadas pela Justiça. Os dois assuntos constam da pauta de votação do plenário.
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (3), o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), defendeu a aprovação das propostas. Vaccarezza é relator da MP 475 e está confiante de que a medida pode ser votada já nesta terça-feira (4). “Acredito que terá apoio da maioria dos deputados porque esse reajuste é robusto, importante para os aposentados e quanto mais tempo demorar para ir a voto, é pior para os aposentados. Quem defende os aposentados votará no indice de 7% de reajuste para os benefícios previdenciários de valor superior a um salário mínimo, o que nenhum país do mundo deu e, talvez, nenhuma empresa no Brasil”, disse o líder do governo.
Ficha Limpa – Sobre o projeto do Ficha Limpa, que tem apoio de todos os líderes partidários para apreciação nesta semana, Cândido Vaccarezza disse que o texto elaborado pelo deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) na CCJ é equilibrado e foi debatido por todos os setores”, ressaltou Vaccarezza.
Na semana passada, o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), assinou o requerimento para a urgência na tramitação do projeto. De acordo com Ferro o parecer do deputado José Eduardo Cardozo deu a segurança jurídica que o projeto precisava para ser apreciado em plenário. “O parecer nos dá tranquilidade para votarmos o projeto com responsabilidade e sem risco de questionamentos futuros”, afirmou Ferro.
Gizele Benitz