Câmara poderá votar medida que contempla educação rural

Plenario camaraO plenário da Câmara poderá discutir e votar nesta semana a medida provisória (MP 562/12) que destina recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) a instituições comunitárias que atuam na educação rural. A medida foi analisada em comissão mista, e o parecer do relator, deputado Padre João (PT-MG), aprovado pelo colegiado. A MP é o primeiro item da pauta de votação, com sessão ordinária marcada para terça-feira (26), às 14h, com Ordem do Dia a partir das 16h.

A MP 562 foi a primeira a tramitar após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de obrigar a análise das medidas provisórias por uma comissão mista de deputados e senadores, como prevê a Constituição, antes de seguir para o plenário da Câmara. Na semana passada, o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), anunciou a interpretação da Mesa Diretora para o novo rito de tramitação. As MPs não poderão mais receber parecer em plenário, e os deputados deverão votar o relatório aprovado pela comissão mista.

Só haverá duas possibilidades para alterar esse parecer da comissão. A primeira é a apresentação pelos partidos de destaques para votação em separado (DVS). A outra é através de emenda aglutinativa, que reúne as emendas apresentadas pelos deputados em um só texto.

O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e o do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), questionaram a decisão da Mesa Diretora e defenderam, inclusive, a criação de um grupo de trabalho para tratar do tema.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também