A Câmara dos Deputados vai abrigar, entre os dias 29 e 31 de janeiro, uma programação especial de visitas para receber os deputados na nova Legislatura, que consiste em um calendário de visitações encenadas que vão tratar da história da Câmara e da atividade parlamentar.
As visitas serão abertas a todo o público, mas o público-alvo preferencial são os deputados, seus parentes, amigos e demais convidados. O objetivo do programa é proporcionar uma experiência diferenciada sobre a Câmara, envolvendo suas dependências, evolução histórica e funções fundamentais à consolidação da democracia. Dada a conveniência da data, o programa especial de visitas acontecerá no fim de semana imediatamente anterior à posse dos parlamentares.
As apresentações, via de regra, seguirão o roteiro habitual do programa Visite o Congresso. Os monitores conduzirão os visitantes pelos espaços percorridos pelo programa de visitação. Os roteiros das esquetes serão elaborados por uma companhia de teatro sob a supervisão do Serviço de Recepção e Turismo (SrTur), da Coordenação de Relações Públicas (Corep). “A ideia é apresentar a casa sob um outro ponto de vista, sendo didático sem deixar de ser lúdico, priorizando o histórico mas sem esquecer outros aspectos interessantes da Casa. A visita dramatizada nos ajuda nisso, torna a experiência mais rica e, certamente, mais prazerosa para o visitante também”, comenta Flávio Elias Pinto, chefe da SrTur, que coordena a iniciativa.
As visitações guiadas e dramatizadas terão um roteiro específico para o período. Serão quatro grupos diários, nos horários de 10, 12, 14 e 16 horas, no sábado, 29, e domingo, 30; e às 17 horas na segunda-feira, 31 de janeiro, num total de nove grupos monitorados.
agencia camara