A Câmara dos Deputados vai lançar nesta quarta-feira um livro com a biografia do deputado federal Adão Pretto, do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul, falecido em 5 de fevereiro de 2009, durante o exercício do seu quinto mandato.
A edição é uma iniciativa dos deputados Marco Maia (PT-RS) e Odair Cunha (PT-MG), primeiro vice-presidente e terceiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, respectivamente.
Adão Pretto foi um deputado singular. Agricultor familiar e líder sindical dos trabalhadores rurais, participou da retomada das lutas no campo, no final da década de 1970, em pleno regime militar, tornando-se uma liderança reconhecida no Rio Grande do Sul, onde ajudou a fundar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST). Em 1986, foi eleito deputado estadual (RS) e, em 1990, deputado federal, cargo para o qual foi reeleito mais quatro vezes consecutivas.
Adão representou os interesses e a experiência do camponês no Parlamento. Manteve-se fiel a suas raízes até o último momento. Seu mandato foi exercido em estreita comunhão com os movimentos populares, experimentando formas originais de gestão coletiva da representação parlamentar.
HISTÓRIA– Para traçar seu perfil, foram consultados os registros de sua passagem na Câmara dos Deputados – os mais de 900 pronunciamentos em plenário e os projetos apresentados. Os anais da Assembleia Legislativa gaúcha também foram pesquisados. Além disso, foram entrevistadas diversas pessoas ligadas a sua história pessoal e política.
O conhecimento de sua trajetória contribui para a compreensão de um período muito rico da história do País, com a reorganização da sociedade e a participação popular num processo de construção de instituições democráticas, após anos de ditadura.
As pesquisas e textos são de autoria de Ana Luiza Backes e José Cordeiro de Araújo, consultores legislativos da Câmara. O livro é uma publicação das Edições Câmara. O lançamento será às 19 horas de quarta-feira, no Salão Nobre da Câmara.
Equipe Informes, com assessoria parlamentar