A Câmara dos Deputados lança nesta quarta-feira (19), o livro “Sepé Tiaraju – herói guarani, missioneiro, rio-grandense e agora, herói brasileiro”. O vice-presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), foi o autor do projeto que tornou o índio missioneiro um Herói da Pátria Brasileira, através da Lei 12032/09, sancionada em setembro do ano passado.
“As Missões Guaranis já haviam recebido o título de Triunfo da Humanidade por parte de Voltaire, ainda no século XVIII. As ruínas de São Miguel foram consideradas Patrimônio da Humanidade, por parte da UNESCO, em 1979. Agora, chegou a vez de prestarmos o devido reconhecimento à história de coragem e luta pelo direito à terra de nosso herói Sepé Tiaraju”, disse Marco Maia.
Marco Maia afirma que, com o livro, a Câmara dos Deputados contribui “para resgatar uma das mais belas páginas da história nacional e atribuir o devido valor histórico, antropológico e cultural às missões jesuíticas e a seu líder guarani Sepé Tiaraju, cujo legado o torna um verdadeiro herói popular, um verdadeiro herói brasileiro”.
Ele morreu em 7 de fevereiro de 1756, enfrentando tropas portuguesas e espanholas no local chamado Batovi, hoje cidade de São Gabriel. Três dias depois, mil e quinhentos índios foram trucidados na batalha do Caiboaté. Sepé liderou a luta do povo guarani para permanecer em suas terras, onde construíram “um verdadeiro triunfo da humanidade”, como escreveu Voltaire em 1768 na obra “Cândido”.
Assessoria Parlamentar