A Câmara realiza na segunda-feira (8), às 10h, sessão solene em homenagem póstuma à Zilda Arns. A fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, morreu aos 75 anos vítima do terremoto que atingiu o Haiti no dia 13 de janeiro deste ano. O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE) afirmou que Zilda Arns representa grande patrimônio da solidariedade e da humanidade do Brasil. “Para todos nós brasileiros, a Dra. Zilda Arns é um exemplo de humanidade, de compromisso com a vida e morreu atuando em defesa das pessoas mais necessitadas”, disse Fernando Ferro.
Médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns era fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, órgão de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Como era formada em medicina, especializou-se em saúde pública para ajudar crianças carentes a superar a mortalidade infantil, o que lhe rendeu sete prêmios e reconhecimento internacional. Ela estava no Haiti para levar a metodologia de atendimento da Pastoral da Criança no combate à desnutrição.
A Pastoral estima que cerca de 2 milhões de crianças e mais de 80 mil gestantes sejam acompanhadas todos os meses pela entidade em ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania. Zilda Arns foi indicada por três vezes ao Prêmio Nobel da Paz.
Gizele Benitz