A Câmara prestou homenagem nesta quinta-feira (16), em sessão solene, aos 50 anos da Universidade Federal de Santa Maria (RS) numa iniciativa do deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Ao abrir a sessão de homenagem, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou que a Universidade Federal de Santa Maria “contribuiu para as transformações sociais ocorridas e coloca-se diante dos novos desafios, entre eles o de encontrar a solução para a equação que nos desafia”.
O deputado Paulo Pimenta fez um relato sobre a história da Universidade e sobre a sua trajetória pessoal como estudante daquela instituição. “Foi a primeira universidade do Brasil a ter o objetivo de promover a interiorização do ensino superior gratuito e de qualidade, e na época chegou a ter campus em Roraima. Isso há 40 anos. Então, tenho profundo orgulho do período em que estive na Universidade Federal de Santa Maria, um período de transição do final da ditadura, quando houve todo um debate neste País acerca do ensino público”, ressaltou Pimenta.
Além de parlamentares também estiveram presentes na sessão solene Dalvan José Reinert, Vice-Reitor em exercício da Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria, representando o Reitor Felipe Müller; entre outros convidados.
Gizele Benitz