Câmara homenageia Sindicato dos Bancários e petistas destacam luta histórica

berzoini

Foto: Gustavo Bezerra

Por inciativa do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), a Câmara dos Deputados realizou nesta segunda-feira (15) sessão solene em homenagem aos 90 anos do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. Berzoini, que já foi presidente da entidade, ressaltou a trajetória de lutas do sindicato, que é um dos mais antigos do país.

“Durantes esses 90 anos, a entidade protagonizou grandes momentos da história. A fundação do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) surgiu por uma iniciativa do sindicato, em 1950”, lembrou o deputado. Ele destacou ainda a participação da entidade na fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e na luta pela redemocratização do país. “Nos últimos 33 anos o sindicato esteve à frente dos principais movimentos de trabalhadores do Brasil”, concluiu Berzoini.

Também presente à homenagem, a deputada Erika Kokay (PT-DF), ex-presidenta do Sindicato dos Bancários do Distrito Federal, falou em nome da liderança do PT.  “É uma grande alegria participar deste evento, homenageando um sindicato que é fundamental, não apenas para a categoria bancária, mas que foi fundamental para a redemocratização do país”, disse a deputada.

Erika Kokay lembrou que a conquista da jornada de seis horas, importante para a categoria bancária, começou com um movimento grevista iniciado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, em 1930. “Nós bancários nos sentimos representados nessa homenagem por um sindicato que tem em seu DNA todos os grandes movimentos que esse país construiu na perspectiva de um Brasil mais democrático”, afirmou.

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) destacou a geração de líderes que fizeram parte da entidade. e que, “é uma das matrizes do novo sindicalismo brasileiro”.  O deputado enfatizou os desafios da entidade que “cumpre o papel fundamental de enfrentar o grande capital especulativo, de lutar para democratizar o acesso ao crédito e por uma sociedade livre, justa e solidária”, disse Amauri.

“Nossa história retrata uma trajetória de luta por inclusão social e pela ampliação de direitos à classe trabalhadora”, disse a presidente do Sindicato, Juvandia Moreira, que participou da homenagem na Câmara.

A festa que comemora esta trajetória de luta sindical pela democracia será realizada na Quadra dos Bancários, nesta terça-feira (16), dia do aniversário da entidade, com a participação do ex-presidente Lula.

Jonas Tolocka

Acesse outras informações   

 

 http://www.ptnacamara.org.br/index.php/noticias/item/12967

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também