Câmara homenageia militantes mortos no Massacre de Eldorado de Carajás

marcon_valmirNesta quinta (14), às 9h, a Câmara dos Deputados realiza o seminário Eldorado dos Carajás: 15 anos de impunidade no auditório Nereu Ramos, em Brasília.
O ato contará com a presença dos ministros Gilberto Carvalho e Maria do Rosário, da Secretaria Geral e Direitos Humanos, respectivamente, além do dirigente nacional do MST, João Pedro Stédile.

A atividade, de autoria do deputado Marcon (PT-RS), é uma forma de reavivar a memória daqueles que perderam a vida lutando pela realização da Reforma Agrária e faz parte das atividades da Jornada de Lutas por Reforma Agrária do MST.

“É para não deixar esquecida esta sangrenta história, para denunciar a impunidade das autoridades que milhares de militantes do MST se colocam em marcha durante o mês de abril, na jornada de lutas, e que nós lutamos aqui no parlamento, para que a Reforma Agrária aconteça”, disse Marcon.

Para o deputado Valmir Assunção (PT-BA), que apoia o evento, o seminário também é uma forma de afirmar a luta pela Reforma Agrária dentro do Parlamento.

“Temos cerca de 100 mil famílias acampadas que estão esperando a desapropriação de terras para produzir alimentos saudáveis. É imprescindível que lutemos por políticas públicas que agilizem a democratização da terra, como a atualização dos índices de produtividade, além de políticas de crédito e produção para os assentamentos, além de políticas que garantam escolas no campo”, afirma Valmir.

Sobre o Massacre

No dia 17 de abril de 1996, 19 Sem Terras do Pará foram assassinados e mais 69 foram mutilados durante uma operação da Polícia Militar, no município de Eldorado dos Carajás, no Pará. O confronto ocorreu quando 1.500 sem-terra que estavam acampados na região decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras.

Já se passaram 15 anos deste triste episódio sem que ninguém fosse punido. O Massacre de Eldorado dos Carajás mancha a história do Brasil; um retrato infeliz da ação do latifúndio brasileiro contra a Reforma Agrária.

O Seminário Eldorado dos Carajás é um momento de reavivar a memória daqueles que tombaram na luta pela democratização da terra. Um momento de reacender a mística que anima a luta de tantos trabalhadores e trabalhadoras que querem justiça social.

Leia o manifesto das famílias sobreviventes: http://www.mst.org.br/Sobreviventes-lancam-manifesto-nos-15%20anos-do-massacre

Serviço:
Seminário Eldorado dos Carajás: 15 anos de impunidade
Onde: Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados. Brasília, DF.
Horário: 9h
Contatos para Imprensa: Josiane Canterle (Gab. Dep. Marcon): (61) 98256113 / Mayrá Lima (Gab Dep. Valmir Assunção): (61) 96846534

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também