A Câmara realiza sessão solene nesta sexta-feira (21), às 15h, em homenagem ao cinquentenário da presença anglicana em Brasília. A iniciativa é do deputado Paulo Delgado (PT-MG).
As primeiras referências da presença anglicana na capital federal datam de 1958. Foi nesse ano que um grupo de clérigos anglicanos visitou Brasília pela primeira vez. O grupo era formado pelo bispo Louis Chester Melcher, já no último ano de seu episcopado no Brasil; pelo arcediago Gaudêncio Vergara dos Santos; e pelo reverendo Raymond Karl Riebs. A comitiva viajou de jipe do Rio de Janeiro a Brasília, passando por São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Em 1958, já estavam na futura capital as igrejas Católica Romana, Presbiteriana, Metodista e Batista. Cerca de 15 mil pessoas trabalhavam na construção da cidade, que tinha na época aproximadamente 30 mil habitantes, a maioria morando na Cidade Livre, atual Núcleo Bandeirante.
No dia 5 de junho, foi realizado o primeiro culto público, ao ar livre. Na ocasião, foi declarada fundada a primeira missão da Igreja Episcopal em Brasília.
Gizele Benitz