Por iniciativa dos deputados Vicentinho (PT-SP), ex-presidente da central por dois mandatos (1994/1997-1997/2000), e Ricardo Berzoini (PT-SP), ex-presidente do Sindicado dos Bancários/SP de 1994-2000, a Câmara dos Deputados realiza na próxima segunda-feira (26) às 10h sessão solene homenagem aos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Fundada no dia 28 de agosto de 1983, no antigo teatro Vera Cruza, em São Bernardo do Campo (São Paulo), a CUT tem atuação fundamental na disputa da hegemonia e nas transformações ocorridas no cenário político, econômico e social ao longo da história brasileira, latino-americana e mundial.
Os avanços obtidos na proposta de um Sistema Democrático de Relações de Trabalho e a eleição de um operário à presidência da República em 2002 são fortes exemplos dessas mudanças e resultados diretos das ações da CUT em sua luta incansável pela garantia e ampliação de direitos da classe trabalhadora.
Presente em todos os ramos de atividade econômica do País, a CUT é a maior central sindical do Brasil e da América Latina; e a 5ª maior do mundo, com 3.438 sindicatos filiados; 7,5 milhões de sindicalizados e 22 milhões de trabalhadoras e trabalhadores em sua base de atuação.
Atualmente a central é presidida pelo bancário Vagner Freitas de Moraes que afirmou em entrevista recente: “A classe trabalhadora está muito mais fortalecida que há 10 anos”. Para o presidente da CUT, os trabalhadores tiveram melhorias significativas nesse período. “Qualquer um que faça esta análise de forma correta, isenta, dirá que os últimos 12 anos foram salutares para o Brasil, tanto que o País se tornou referência mundial em programas e conquistas sociais”, afirmou.
Saiba mais: Cronologia das Lutas
Jonas Tolocka