O plenário da Câmara vivenciou um momento marcante nesta terça-feira (17) quando parlamentares de diversos partidos renderam homenagem ao ex-deputado Ricardo Zarattini Filho, que faleceu na tarde de domingo. A vida e a história do ex-deputado e pai do líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores, deputado Carlos Zarattini (PT-SP) foi lembrada com emoção. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) decretou um minuto de silêncio em memória ao Velho Zara, como gostava de ser chamado.
“Fui deputado com ele e tenho um motivo a mais do que V.Exas para homenageá-lo. Meu pai foi exilado com o deputado Ricardo Zarattini. Eles tinham uma célula juntos, no Chile. Então, a minha homenagem é dupla, em meu nome e em nome do meu pai”, disse Maia.
“Na minha juventude de engenharia, o primeiro partido que ingressei foi no Partido Comunista Revolucionário e o Líder do Nordeste era o Ricardo Zarattini. Aquele homem enfrentou a ditadura, sofreu, foi torturado, tem toda uma história”, disse Ronaldo Lessa (PDT-AL).
Danilo Fortes (PSB-CE) também lembrou a luta do Velho Zara: “Sem sombra de dúvidas, a história de nosso Ricardo Zarattini causa orgulho a todos nós. Foi um homem de luta, que contribuiu para a história da pacificação da humanidade, um homem que se entregou à solidariedade internacional e que precisa desse reconhecimento”.
Rubens Bueno (PPS-PR) prestou sua homenagem: “Eu conheci nesta Casa não só a figura que sempre representou, mas as lutas que defendeu. Perseguido, cassado, exilado, foi um homem que deixou uma história”.
Benildes Rodrigues