A Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira (14), em audiência pública, os critérios de promoção para o efetivo do Quadro Especial (QE) das Forças Armadas. O debate foi sugerido pelo presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
De acordo com o parlamentar, a audiência pública tem a finalidade de estimular a transparência sobre a situação do Quadro Especial das Foças Armadas. Para Pimenta, é preciso executar ações imediatas que garantam dignidade e respeito aos militares pertencentes ao QE , reconhecendo os bons serviços prestados ao País. “Queremos garantir igualdade de tratamento dentro das Forças Armadas. Valorizar o efetivo QE é uma forma de fazer justiça a esses militares”, destacou Pimenta.
O efetivo do Quadro Especial é composto pelos soldados que ingressaram nas Forças Armadas através do serviço militar obrigatório e após dez anos de carreira conquistaram establidade. Atualmente, o número de militares pertencentes ao QE representa 10% do contigente das Forças Armadas.
Assessoria Parlamentar