Câmara conclui votação de proposta que garante direito à alimentação

03-02-10-votacao pec 300O plenário da Câmara concluiu nesta quarta-feira (3) a aprovação da PEC 47/03, que inclui o direito à alimentação como garantia constitucional. A PEC estabelece a alimentação como um dos direitos sociais estabelecidos no Artigo 6º da Constituição Federal. De autoria do Senado, a proposta havia sido aprovada em primeiro turno no final do ano passado e agora será promulgada.

O coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional no Congresso, deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), considerou que a aprovação corrige uma lacuna constitucional de mais de 20 anos e coroa o trabalho feito pelo governo Lula contra a fome e a desnutrição. “Não podemos esquecer que quando se coloca na Constituição um direito, esse passa a ser um dever do Estado. A cobrança que poderá ser feita às prefeituras, aos estados e à União passa a ser em pé de igualdade com os outros direitos. A alimentação ganha um novo status”, afirmou o deputado. Além disso, disse, o Brasil é o país que melhor implementou políticas de combate à fome, inclusive com reconhecimento internacional. “E outros países podem querer imitar nosso país e também incluir na Constituição esse direito”.

PEC 300 – Na tarde desta quarta, parte da Ordem do Dia foi marcada pela manifestação de policiais militares na galeria. Eles reivindicam que a PEC 300/08 seja incluída na pauta do plenário. A PEC fixa um piso salarial nacional para policiais civis e militares, inclusive os bombeiros militares, com base no salário dos policiais e bombeiros do Distrito Federal.

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), afirmou que a reunião de líderes nesta quarta fez ajustes que permitirão que a PEC seja votada em plenário. “Em breve tempo traremos isso para o plenário”, disse.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) afirmou que a intenção é a busca de um entendimento que reúna o conteúdo do texto da PEC e da PEC 41/88, aprovada no Senado.
“Estamos buscando um caminho que agilize o calendário para a votação. Destaco o trabalho de mobilização das associações de policiais militares de todo o país e reafirmo que essa mobilização é fundamental para que avancemos na aprovação da proposta”, disse.

Haiti – O plenário também aprovou o projeto de lei 6720/10, do Executivo, que concede auxílio especial de R$ 500 mil aos dependentes de 18 militares das Forças Armadas brasileiras mortos durante o terremoto do mês passado no Haiti. A matéria será votada ainda pelo Senado.

Os dependentes estudantes também terão direito a uma bolsa de R$ 510 até os 18 anos ou, no caso de universitários, até os 24 anos. O valor será atualizado nas mesmas datas e pelos mesmos índices dos benefícios do regime geral da Previdência Social.

Gabriela Macarenhas

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100