Câmara começará ano legislativo com escolhas dos líderes e três MPs trancando a pauta

plenario 19 08 15 gustavo lima

O ano legislativo terá início no Congresso Nacional na próxima terça-feira (2), com sessão solene no plenário da Câmara às 15h. A sessão retomará os trabalhos da legislatura 2015-2019 e deverá contar com a presença do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, representando a presidenta Dilma Rousseff na entrega da mensagem do Executivo ao Congresso.

Na Câmara, três medidas provisórias (692/15, 695/15 e 696/15) já estão trancando a pauta de votações. Ao todo, 20 MPs estão tramitando na Casa. De acordo com a Constituição, as medidas provisórias trancam a pauta do Plenário da Casa onde estiverem tramitando 45 dias depois da sua edição, desde que tenham sido votadas por comissão mista — de deputados e senadores — encarregada de analisá-la. Do total de MPs, 18 foram editadas em 2015 e duas em 2016. Algumas MPs, por terem sido editadas no recesso parlamentar ou próximo a ele, ainda não tiveram suas comissões mistas instaladas.

Líderes – A primeira semana do ano legislativo também será marcada pela escolha dos novos líderes partidários. Algumas reuniões de bancada estão marcadas para quarta-feira (3). É o caso do PT, que pretende reunir seus 59 deputados para escolher o parlamentar que conduzirá a bancada em 2016.

No PSDB o novo líder será Antonio Imbassahy (BA). O DEM se reúne na quarta-feira com tendência de aclamar o deputado Pauderney Avelino (AM) como líder. O PSol, que costuma adotar rodízio na liderança, também tem reunião marcada para terça ou quarta-feira a fim de definir o substituto do atual líder, deputado Chico Alencar (RJ).

O PPS, o PTB e o PP são alguns dos partidos onde a liderança ainda está indefinida. Outros partidos, no entanto, anunciaram a recondução de seus líderes desde o ano passado: são os casos de Fernando Coelho Filho (PE), do PSB; Maurício Quintella Lessa (AL), do PR; e Rogério Rosso (DF), do PSD. O PDT também já definiu que seu líder em 2016 será o deputado Weverton Rocha (MA). O PMDB fará eleição interna e na quarta-feira termina o prazo para a inscrição de candidaturas, que deverão se limitar a Leonardo Picciani e Hugo Motta (PB).

Os líderes são responsáveis pela definição da pauta de votação nas reuniões semanais com o presidente da Câmara. Eles também fazem as orientações de seus partidos durante as votações e escolhem os integrantes indicados para todas as comissões da Casa. Pelo regimento, eles têm direito a usar a palavra em qualquer reunião para defender as ideias de seus partidos.

Algumas comissões, inclusive comissões parlamentares de inquérito, também deverão se reunir na próxima semana. É o caso da CPI dos Fundos de Pensão, que tem audiência pública marcada para a quarta-feira (3), a partir das 10h, no plenário 03. Já CPI que investiga maus-tratos de animais tem reunião deliberativa convocada para a terça-feira (2), a partir das 16h, e na quarta-feira (3), às 9h e às 14h, todas em local a definir.

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex