Foto: Gustavo Bezerra
O aumento do percentual de etanol na gasolina para até 27,5% foi aprovado, nesta quarta-feira (6), pela Câmara dos Deputados. A nova regra foi inserida no texto da Medida Provisória (MP) nº 647 de 2014, graças à emenda apresentada pelo deputado Newton Lima (PT-SP),que comemorou a aprovação da medida.
“O aumento do percentual de etanol na gasolina dará impulso ao setor sucroenergético que é estratégico para a economia brasileira, porque gera milhares de empregos e utiliza tecnologia 100% nacional”, afirmou Newton Lima. A MP segue agora para o Senado onde precisa ser votada até o dia 25 de setembro.
Atualmente, o limite de acréscimo de etanol à gasolina é de 25%. A emenda apresentada pelo deputado Newton Lima proporcionará aumento da rentabilidade da cadeia produtiva do setor sucroenergético. Estima-se que a medida trará mais estabilidade ao setor e contribuirá para o planejamento dos investimentos na produção. Por outro lado, a medida dará mais flexibilidade ao governo na elaboração das políticas públicas voltadas para o setor.
A alteração na proporção de etanol na gasolina é um dos mais eficazes mecanismos de regular tanto o excesso de oferta e de demanda nos mercados de açúcar e álcool. Esse instrumento poderá ser usado pelo governo em benefício da estabilidade econômica, da geração de emprego, da eficiência energética e do meio ambiente.
Assessoria Parlamentar