O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (8) a medida provisória (MP 628/13), que autoriza a União a conceder crédito de R$ 24 bilhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar projetos de investimento de longo prazo na área de infraestrutura e em outros segmentos considerados estratégicos para o País. O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) foi o presidente da comissão mista que analisou a MP. A medida segue para análise do Senado.
O deputado Afonso Florence (PT-BA), vice-líder do PT, ressaltou a importância da medida. “Com esses recursos, o Brasil está garantindo um crescimento do investimento que, na média do governo Lula e da presidenta Dilma, é sempre de mais de três pontos percentuais acima da história do PSDB. Isso significa mais empregos, porque é o microempreendedor, o empresário de pequeno porte, a cooperativa, o grande empresário que preenche requisitos para pegar empréstimo e investir na economia, garantindo mais emprego, mais renda para o trabalhador, para a trabalhadora brasileira”, disse.
O deputado Sibá Machado (PT-AC), vice-líder do PT, afirmou que a aprovação da MP “vai permitir com os recursos robustecer o capital do BNDES”.
Medicamentos – Também foi aprovado pelo plenário o Projeto de Decreto Legislativo (PDC 1123/13), que libera a produção e a venda, sob prescrição médica, dos medicamentos que auxiliam no emagrecimento, entre eles anfepramona, femproporex e mazindol, todos retirados do mercado após uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O projeto segue para apreciação do Senado.
Gizele Benitz