Câmara aprova, com voto do PT, novo regime especial de pagamento de precatórios

Com voto favorável da bancada do Partido dos Trabalhadores, o plenário da Câmara aprovou, em primeiro turno, proposta de emenda à Constituição (PEC 212/16), do Senado, que institui novo regime especial de pagamento de precatórios. Com a medida, Estados, municípios e o Distrito Federal tem o prazo final aumentado de 2020 para 2024 para quitarem seus precatórios – que são dívidas contraídas por esses entes federados que foram condenados pela Justiça a fazer um pagamento após condenação judicial definitiva.

O texto determina que a atualização dos precatórios será feita a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E). Prevê ainda a proposta que para saldar os precatórios vencidos, conforme determina o regime especial, os Estados, o Distrito Federal e os municípios devem depositar em conta especial, criada para esse fim, 1/12 (um doze avos) do valor calculado sobre as receitas correntes líquidas, apuradas no segundo mês anterior ao mês de pagamento.

Ao defender a proposta, o deputado Assis Carvalho (PT-PI) disse que a PEC é uma necessidade que os municípios, assim como os Estados, têm de honrar seus compromissos com os seus credores. No entanto, afirmou: “temos que encontrar um ponto de equilíbrio, uma mediação, para que não haja prejuízo para o credor, mas também para que toda a sociedade, toda a população não venha a ser afetada por conta dos desembolsos que precisam ser feitos para honrar esses pagamentos”.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex